SIGA-NOS NO INSTAGRAM

sexta-feira, 6 de janeiro de 2023

Acidente com avião é registrado em Aquiraz, no Ceará

Um acidente com pelo menos um ultraleve ocorreu em Aquiraz, na Região Metropolitana de Fortaleza. O avião caiu no mar. O caso foi registrado na Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops), que acionou o Corpo de Bombeiros. O piloto da aeronave morreu. O óbito foi atestado pelo Serviço Móvel de Atendimento de Urgência (Samu).

Imagens mostram destroços na areia da praia. O Corpo de Bombeiros Militar do Ceará confirmou a ocorrência e relatou que as equipes se deslocavam para a área. A informação que chegou à Ciops é de que dois monomotores teriam colidido e caído no mar, na Praia da Marambaia, em Aquiraz.

A única vítima confirmada é o piloto da aeronave, um ultraleve avançado Vimana R-12. Trata-se do médico Francisco Sérgio Menescal de Macedo, de 74 anos, que também era o proprietário do avião.

Testemunhas relataram que viram a aeronave "se desfazendo". Nas imagens, é possível ver um ultraleve e o socorro a pelo menos uma vítima. "Fabricado em Pernambuco, de muita qualidade, mas com gambiarras", disse uma fonte sobre a aeronave.

Segundo O POVO apurou, ultraleves e outros monomotores costumam ser vistos com frequência no litoral de Aquiraz, principalmente as que decolam da Lagoa do Catu, próximo ao local do acidente.

O Corpo de Bombeiros utilizou guarnições de busca e salvamento, ambulâncias de resgate, fiscal de praia com moto aquática e uma guarnição de mergulho de resgate, além do coordenador de operações da corporação. Cinco guarnições especializadas foram acionadas. A Guarnição de Busca e Salvamento 2, por ficar no Cambeba, chegou primeiro e constatou que o Samu estava no local, acompanhou o atendimento médico e colheu as informações de populares.

Foi descartada a hipótese de choque de aeronave, inicialmente relatado, a vítima e a aeronave foram resgatadas do mar por populares. Após ser confirmado o óbito, a Polícia Militar permaneceu na ocorrência.

O POVO entrou em contato com o Clube de Aviação Catuleve, que foi citado pelo Corpo de Bombeiros como responsável pela aeronave, mas as ligações não foram atendidas. No local do acidente se aglomeravam banhistas, curiosos e populares que ajudaram na retirada do ultraleve e dos corpos. O cantor Waldonys, que também é piloto, esteve no local. Ele era amigo do médico.

Com informações de André Bloc e Bia Freitas

0 comentários:

Postar um comentário

Comente esta matéria

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More