CENTRO UNIVERSITÁRIO INTA - UNINTA

SIGA-NOS NO INSTAGRAM

sexta-feira, 5 de setembro de 2014

SAÚDE: 49 casos de sarampo são confirmados no CE em apenas uma semana

Até o momento no Ceará, foram apresentados 356 casos confirmados da doença
Para se proteger contra o sarampo, as crianças devem ser vacinadas a partir dos 12 meses de idade / JL ROSA

O boletim da Secretaria da Saúde do Estado do Ceará (Sesa) sobre o sarampo, divulgado nesta sexta-feira (5), apresentou um crescimento de49 casos da doença confirmados só na última semana no Estado, totalizando 356 casos de sarampo confirmados no Ceará até o momento em 2014. 

O número é maior do que o apresentado em todo o ano de 2013 no Brasil, quando 201 casos foram confirmados, sendo registrado apenas 1 no Ceará. Massapê, município do interior do Estado com 35 mil habitantes, foi o que registrou o segundo maior número de pessoas com sarampo, 92, seguido de Uruburetama (61) e Sobral (39).

Em primeiro, aparece a capital cearense, com 128 casos confirmados da doença. Os demais municípios afetados com o vírus do sarampo são Aracati (1), Camocim (1), Caucaia (3), Coreaú (1), Forquilha (8), Itaitinga (1), Itapipoca (1), Jaguaribe (1), Maracanaú (2), Maranguape (1), Meruoca (3), Moraujo (1), Mucambo (1), Santana do Acaraú (4), Trairi (3), Tururu (3) e Uruoca (1).

De acordo o Núcleo de Vigilância Epidemiológica da Sesa, a população mais acometida pelo surto da doença são crianças menores de um ano de idade, 89 casos confirmados no Ceará. O motivo, segundo consta no boletim, é que a dose de vacina contra o sarampo é aplicada apenas aos 12 meses.

Ainda segundo o núcleo, diante da confirmação da circulação do vírus do sarampo (genótipo D8) no Estado, são considerados casos confirmados: “Pacientes com febre, exantema e um ou mais dos seguintes sinais e sintomas – tosse e/ou coriza e/ou conjuntivite-, com sorologia para sarampo com resultado IgM Reagente e IgG não reagente, sem história vacinal nos últimos 21 dias”.

Fonte: Diário do Nordeste

0 comentários:

Postar um comentário

Comente esta matéria

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More