SIGA-NOS NO INSTAGRAM: @sobral24horas

segunda-feira, 3 de novembro de 2014

Atenção com a vacinação do animal de estimação!

VACINAÇÃO DO ANIMAL DE ESTIMAÇÃO TAMBÉM PROTEGE O DONO
O amor e o carinho por um animal de estimação é medido pelos cuidados e mimos que ele recebe de seu dono. Promover o bem estar dos pets é papel fundamental de seus donos. Um dos pontos mais importantes é manter a vacinação atualizada.

São diversas as doenças que ameaçam a saúde do pequeno companheiro. As mais conhecidas são a Parvovirose, Cinomose, Giadíase, Leptospirose e a Raiva. Para saber como anda a saúde do pet, é imprescindível a visita regular ao médico veterinário, pois através de acompanhamento especializado e exames laboratoriais, os profissionais poderão atestar a boa saúde do animal.

Anualmente, inúmeras doenças são registradas em Hospitais Veterinários pelo Brasil. Animais sem lar, roedores e algumas espécies voadoras, que não possuem acompanhamento adequado, podem portar diversas doenças e pôr em risco a saúde daqueles que entrarem em contato. “A vacinação é indispensável para promover a saúde e prevenir doenças. Além de ser importante estar sempre atento para os reforços de algumas vacinas em especifico”, diz Karine Lodi, médica veterinária do Hospital Veterinário Batel, em Curitiba.

DIFERENTES VACINAS PARA CÃES E GATOS

Como todas as espécies, cada uma tem sua particularidade. Por isso, cães e gatos também têm necessidades diferentes na hora de se vacinar. Os cães devem receber a chamada Vacina Pilovalente, a qual previne a Parvovirose, Coronavirose, Cinomose, Adenovirus tipo 2, Parainfluenza e Leptospirose.

Os felinos, por sua vez, são imunizados contra Leucemia Felina (FeLV), Panleucopenia, Rinotraqueíte, Calicivirose. No entanto, ambas as espécies devem receber doses anuais contra a Raiva, grave enfermidade que acomete os animais de estimação e que pode ser transmitida ao homem.

TIPOS DE VACINAS E PREVENÇÃO

Além das vacinas citadas, os animais de estimação devem ser vacinados contra e Traqueobronquite Infecciosa Canina (Tosse dos Canis) e Leishmaniose. “Embora Curitiba não seja uma região endêmica para Leishmaniose, é uma doença altamente disseminada em estados vizinhos, e já foram diagnosticados casos em cidades turísticas de nosso estado como Foz do Iguaçu”, acrescenta Lodi.

Para manter seu companheiro seguro, é recomendada alimentação adequada, exercícios periódicos e muita atenção a qualquer mudança de comportamento. A visita periódica ao veterinário é um habito necessário para manter seu amigo saudável e protegido.

Serviço:
HOSPITAL VETERINÁRIO BATEL
Rua Bruno Filgueira, 501, Batel, Curitiba-PR
www.hvbatel.com.br
(41) 3039-6644
Atendimento 24h

Foto: HVB_04.jpg
Legenda: Vacinação de cães e gatos aumenta a expectativa de vida dos animais
Crédito: Divulgação

Foto: HVB_05.jpg
Legenda: Manter a vacinação em dia previne doenças e proporciona mais conforto aos pets
Crédito: Divulgação

0 comentários:

Postar um comentário

Comente esta matéria

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More