SIGA-NOS NO INSTAGRAM: @sobral24horas

sábado, 24 de setembro de 2016

Sobral recebe projeto "Cidade das Artes", com programação artística e formativa

A programação reúne mais de 30 atrações em oito dias, entre esta quinta-feira (22) e a próxima sexta-feira (30).
Em prol da descentralização das políticas públicas de cultura, o projeto Cidade das Artes chega a Sobral. O objetivo é potencializar saberes e fazeres artísticos que pulsam no interior cearense. A programação de lançamento acontece entre esta quinta-feira (22) e a próxima sexta-feira (30).

Sobral é o primeiro de seis municípios a sediar o projeto. A partir de quinta-feira (22), uma semana inteira de programação artística abre passagem para os dois meses seguintes de atividades fixas e complementares entre si, onde artistas locais e de toda a região do Vale do Acaraú se tornam protagonistas no intercâmbio de ideias e apresentações programadas.

A programação conta com mais de 30 atrações artísticas com destaque para grupos locais e nacionais, o que valoriza talentos variados, como Mundo Livre S/A; Show Canto Torto (celebração aos 40 anos da gravação do disco Alucinação, de Belchior); Eliane, a Rainha do Forró; e artistas sobralenses como Nação Tremembé de Aracatiaçu, Freud Explica e Procurando Kalu.

As ruas do centro histórico e os equipamentos culturais referenciais serão ocupadas por uma verdadeira festa de sentidos feita de shows musicais, espetáculos teatrais, intervenções urbanas, exposições, mostras audiovisuais, números circenses e outras manifestações artísticas.

O calendário é preestabelecido: terça é dia de teatro, quarta tem cinema, as quintas foram reservadas para dança e concertos instrumentais, as sextas são de música em seus diversos gêneros, os sábados contam com hip hop e rock e os domingos são guardados para as crianças, com programação infantil nos parques e praças da cidade.

Além das apresentações artísticas, o projeto Sobral Cidade das Artes promete deixar como legado um time de profissionais locais prontos para atuar no mercado das artes. Então, uma programação de formação também foi preparada. Serão cinco percursos formativos, que contemplam os segmentos das artes cênicas, tecnologias, comunicação e multimídia, produção e artes urbanas.

Algumas das habilidades que serão desenvolvidas entre os meses de outubro e novembro são iluminação e áudio; assessoria de imprensa e redes sociais; captação de recursos e elaboração de projetos; documentário para TV e web; produção de shows e ações cênicas; aperfeiçoamento em dança e teatro e noções de grafite e estêncil.

As incrições para os artistas, grupos e pesquisadores interessados em participar da programação artística do Sobral Cidade das Artes permanece até domingo (25). Já para as formações, as inscrições podem ser realizadas a partir de quinta-feira (22) até o dia 6 de outubro. Podem ser realizadas no site do projeto.

PROGRAMAÇÃO:

Sobral Cidade das Artes – Programação de Lançamento – 22 a 30/9

DIA 22/09 (Quinta)

Praça São João – 18:30h

– (Instrumental) Big Band Jazz

– (Cultura Popular) Maracatu Nação Tremembé

– (Regional) Trovador Eletrônico – Show Canto Torto (Celebração aos 40 anos da gravação do disco Alucinação, de Belchior)

– (Forró) Eliane, A Rainha do forró

– (Projeções) Fotografia do Ceará em videomapping

DIA 23 (Sexta)

Teatro São João – 19h

– Apresentação do grupo de música formado por alunos e professores em homenagem aos 19 anos da Escola de Música Maestro José Wilson Brasil

Anfiteatro da Margem Esquerda – 20h

– (Dança) Conexão Swingueira – A Cartada Final

– (Música) Procurando Kalu

– (Música) Mundo Livre S/A – Mangue Bit Ao Vivo

DIA 24 (Sábado)

Teatro São João (Programação do Aniversário de 136 anos) – 19h

– (Dança e Teatro) IX Festival de Esquetes de Teatro e Dança de Sobral

ECOA – 19h

– (Rap) Alef Free Z – O Descendente

– (Rap) Erivan Produtos do Morro

Anfiteatro Largo das Dores – 21h

– (Rock) Sun Dogs

– (Rock) Mad Monkees

DIA 25 (Domingo)

Praça da Várzea – 17h

Fonte: Tribuna d Ceará

0 comentários:

Postar um comentário

Comente esta matéria

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More