SIGA-NOS NO INSTAGRAM: @sobral24horas

quinta-feira, 22 de março de 2018

Assembleia Legislativa faz homenagem aos 14 anos de criação do Batalhão Raio

Uma solenidade realizada no Plenário da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, na tarde desta quarta-feira (21), marcou os 14 anos de fundação do Batalhão de Rondas Intensivas e Ostensivas (BPRaio), modalidade de policiamento sobre duas rodas que se tornou uma referência nacional. O ato teve a presença do comandante-geral da Polícia Militar do Ceará, coronel Ronaldo Viana; e do comandante do BPRaio e seu fundador, tenente-coronel Francisco Márcio Oliveira.

A sessão foi realizada por requerimento do deputado estadual Manuel Duca da Silveira (PDT) e contou com a participação de vários parlamentares, além de representantes de entidades de defesa dos policiais militares cearenses, autoridades civis e militares.

Há 14 anos, o Raio entrou em ação no policiamento ostensivo de Fortaleza como sendo apenas uma pequena fração de tropa motorizada. Foi uma inovação que o então tenente Márcio Oliveira trouxe para o Ceará após participar de um Curso de Motopatrulhamento na PM do estado de Goiás. Passado todo esse tempo, o Raio acabou se transformando numa das unidades mais eficientes no combate diário à criminalidade e campeã absoluto na apreensão de armas de fogo no estado.

Cidades

Hoje, o BPRaio está presente em praticamente todo o estado do Ceará, com Companhias instaladas em quartéis em cidades como Juazeiro do Norte, Sobral, Iguatu, Quixadá, Caucaia e Maracanaú. Do pequeno efetivo inicial hoje conta com mais de 1.500 militares, e o efetivo deve crescer até o fim do ano, com o ingresso de novos PMs após uma rigorosa seleção e treinamento intensivo de pilotagem, tiro policial e outras disciplinas operacionais e disciplinares, além de uma rígida doutrina.

Em seu discurso, Márcio lembrou dos policiais do batalhão que perderam a vida nestes 14 anos, no combate ao crime. “Esses homens jamais serão esquecidos. Deixamos aqui o nosso abraço às suas famílias ”. (Fernando Ribeiro)

0 comentários:

Postar um comentário

Comente esta matéria

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More