SIGA-NOS NO INSTAGRAM: @sobral24horas

domingo, 13 de março de 2011

Cerca de 400 brasileiros vivem em área de risco nuclear


Usina na província de Fukushima sofreu explosão e está em emergência.
Água do mar está sendo injetada em reatores para esfriar equipamentos.






Cerca de 400 brasileiros vivem na província de Fukushima, onde uma usina nuclear corre risco de colapso em decorrência do terremoto de magnitude 8,9 que atingiu o Japão, informou neste domingo (13) a Embaixada do Brasil no país asático.
"Na região, vivem mais de 380 brasileiros", afirmou, por telefone, a assessoria de imprensa da embaixada.
A usina Fukushima Daiichi foi fortemente afetada pelo tremor e chegou a sofrer uma explosão que ameaça de derretimento um reator nuclear. Água do mar está sendo injetada para esfriar o equipamento da unidade.
Outros dois reatores da usina também estão recebendo água do mar. A finalidade é reduzir a pressão dentro dos contêineres onde estão os reatores. O governo do Japão alertou, mais cedo neste domingo, sobre o risco de uma nova explosão.
O premiê japonês, Naoto Kan, disse que a situação da usina ainda era muito grave. As autoridades, no entanto, afirmam que não esperam danos em nenhum reator do complexo. No entanto, pelo menos 22 pessoas já foram contaminadas pela radiação.
Outras duas usinas nucleares no Japão enfrentam problemas, segundo autoridades do país asiático. A usina de Tokai, na província de Ibaraki, sofreu uma pane em uma bomba d'água do sistema de resfriamento, e a Agência Internacional de Energia Atômica declarou emergênciana usina de Onagawa. Contudo, os riscos de contaminação nuclear nessas duas usinas é bem menor do que na de Fukushima.
Missões
O consulado do Brasil no Japão organiza missões às áreas afetadas pelo terremoto para prestar apoio a brasileiros, informou neste domingo (13) ao G1 o diplomata Iberê Azevedo Barbosa, que está no país asiático.
Segundo ele, uma equipe já se deslocou neste domingo à província de Ibaraki, a 120 km de Tóquio.
De acordo com o diplomata, há relatos de brasileiros que estão sem água e luz e que enfrentam dificuldades em contatar parentes.
A Embaixada do Brasil em Tóquio informou que, até o momento, não há confirmação de brasileiros feridos ou mortos e que já recebeu mais de 3 mil e-mails de pessoas em busca de familiares que possam estar nas áreas atingidas pelo terremoto e tsunamis. Recebeu ainda cerca de 400 chamadas telefônicas.
Segundo o diplomata Iberê Barbosa, o número de consultas de brasileiros sobre familiares tem diminuído. Até o momento, o terremoto deixou pelo menos 1.353 mortos, 1.743 feridos e 1.085 desaparecidos. Há 376.871 desabrigados.
Fonte> G1

0 comentários:

Postar um comentário

Comente esta matéria

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More