SIGA-NOS NO INSTAGRAM

domingo, 14 de agosto de 2022

OMS busca novo nome para varíola dos macacos por estigma

A Organização Mundial da Saúde (OMS) deu nesta sexta-feira (12) novos nomes às duas variantes conhecidas da varíola dos macacos. A entidade ainda busca um novo nome para combater o estigma envolvido na identificação de uma patologia com uma espécie animal, país ou região.

A variante conhecida como Bacia do Congo (África Central) será chamada de Clade ou Subtipo Um (I) e a variante da África Ocidental como Clade ou Subtipo 2 (II), e duas subvariantes dessa última serão identificadas como clade IIa e clade IIb.

Um clade é um agrupamento de organismos que contém um ancestral comum e todos os seus descendentes.

Essas denominações foram propostas por um grupo de cientistas convocado pela OMS e entre os quais estavam virologistas, especialistas em biologia evolutiva e especialistas de outras áreas de instituições de diversas partes do mundo.

Agora esse grupo de especialistas continua analisando qual seria o melhor nome para substituir a “varíola dos macacos”, chamada assim porque o vírus foi identificado pela primeira vez em 1958 entre macacos de um zoológico na Dinamarca.

A OMS abriu uma consulta pública para que as pessoas possam propor nomes neutros para essa doença.

Uma porta-voz da organização disse que foram recebidas inúmeras propostas, várias delas “muito interessantes”. Não se sabe se os especialistas têm um prazo para propor um novo nome.

*EFE

0 comentários:

Postar um comentário

Comente esta matéria

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More