SIGA-NOS NO INSTAGRAM: @sobral24horas

terça-feira, 29 de maio de 2012

Fama de gênio: adolescente resolve enigma de Newton que durava 350 anos

Shourryya Ray, de 16 anos, resolveu enigma de Newton
Shourryya Ray deixou muito matemático profissional para trás. O indiano de 16 anos encontrou a solução para um enigma colocado por Isaac Newton há 350 anos.

Considerado gênio, o estudante ganhou um prêmio de investigação por elaborar duas teorias sobre a dinâmica das partículas. Nos últimos anos, físicos conseguiram apenas uma aproximação, utilizando poderosos sistemas de cálculo.

O jovem conseguiu calcular a trajetória exata de um projétil submetido à força da gravidade e à resistência do ar. Foi capaz também de estimar com precisão o tipo de impacto que ocorre quando um corpo bate contra uma parede.

O adolescente, que diz não ser um gênio, apresentou a formulação com título: "Solução analítica de dois problemas fundamentais não resolvidos da dinâmica das partículas".

Ray ficou diante do problema durante uma visita à Universidade Técnica de Dresden, na Alemanha. Os estudantes deveriam avaliar a trajetória de uma bola, mas os métodos atuais não permitiam chegar a um resultado exato.

- Quando os professores me disseram que estas questões não tinham solução, pensei: "bem, não custa tentar". Talvez esta ingenuidade de estudante tenha me ajudado", disse à imprensa, segundo o "Jornal de Notícias".

Fonte: Extra.globo

0 comentários:

Postar um comentário

Comente esta matéria

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More