SIGA-NOS NO INSTAGRAM: @sobral24horas

terça-feira, 22 de julho de 2014

DE LIXEIRO A MÉDICO: BRASILIENSE VENCE POBREZA E SE FORMA EM MEDICINA

Cícero Pereira Batista, de 33 anos, é um ex-catador de lixo que conseguiu o diploma de médico graças à sua obstinação, como ele mesmo diz.

Cícero cresceu em Brasília, em uma região com altos índices de violência, ao lado de mais 20 irmãos. Sua mãe acabou se tornando alcoólatra, e seu irmão mais velho passou a usar e traficar drogas.

Mas, apesar de todas as dificuldades, Cícero começou a catar lixo para comer e ajudar a alimentar seus 20 irmãos. Várias vezes ele encontrou alimentos estragados, iogurte vencido e outros restos de comida, mas tudo era usado para que ele conseguisse sobreviver.


Cícero Pereira Batista era um catador que tomou gosto pela leitura graças a livros encontrados no lixo. Depois de muita batalha ele se formou no curso de medicina.

Mas em meio a todas as coisas jogadas, Cícero encontrou a saída para uma vida melhor. Ele começou a pegar livros e vinis para ler e escutar músicas. Percebendo a aptidão e gosto pela leitura, sua irmão resolveu o matricular em uma escola pública, onde conseguiu com ajuda de amigos e professores, chegar ao ensino técnico, fazendo curso de enfermagem, onde passou em segundo lugar na seleção feita pelo Cespe, banca que integra a UnB (Universidade de Brasília).

Após concluir o curso, ele acabou sendo aprovado no concurso da Secretaria de Saúde para Técnico em Enfermagem e começou a trabalhar em um hospital público. Apesar disso, ele não quis parar de estudar e acabou prestando vestibular para Medicina em uma faculdade particular. O salário que recebia no trabalho era usado para pagar as mensalidades de seu curso.

Mas como sua rotina estava muito difícil, Cícero resolveu fazer o Enem e conseguiu bolsa de estudos, passando a cursar medicina no Gama (DF), onde inicialmente enfrentou preconceito racial.

Mas seu otimismo e jeito de levar a vida acabou o fazendo superar tudo, e ele, no último dia 6 de junho, se tornou médico. Agora ele quer se especializar em psiquiatria ou pediatria, além de tentar dar uma vida melhor para sua mãe.

Além de tudo, Cícero ainda pensa em fazer Direito. Assista a um vídeo gravado em um programa de TV local:



Fonte: Hypeness

0 comentários:

Postar um comentário

Comente esta matéria

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More