SIGA-NOS NO INSTAGRAM: @sobral24horas

quinta-feira, 18 de setembro de 2014

Professores da UECE declaram greve

A categoria alega que a medida é uma reação à negativa do Governo Cid Gomes em cumprir o acordo para contratação de novos docentes.
Os professores da Universidade Estadual do Ceará (UECE) declararam greve durante assembleia geral promovida pela Sinduece, realizada nesta quarta-feira (17), no Auditório Central do Campus da instituição no Itaperi, em Fortaleza. 

De acordo com a categoria, a medida é uma reação à negativa do Governo Cid Gomes em cumprir a pauta acordada com o movimento grevista em janeiro passado, e que permitiu o fim da paralisação dos servidores no período. Na época, ficou acordada a realização de concurso público para repor as quase 300 vagas em carência na UECE, das quais se tinha acordado repor emergencialmente 163. Atualmente, a UECE conta com cerca de 800 docentes efetivos. 

Durante a assembleia, o público assistiu ao vídeo, gravado durante seminários realizados em fevereiro 2014, que reuniu Governo e Universidades, no qual o governador declara: “não tenho nenhum problema em lançar Edital para concurso de professores da UECE até 30 de Julho”. Outro vídeo, em que o candidato ao Governo Camilo Santana, afirma: “Farei concurso para servidores efetivos nas Universidades Estaduais do Ceará”, também foi exibido.

Depois de ouvir os informes vindos das reuniões setoriais realizadas nos Centros e Faculdades, da mobilização na Universidade Vale do Acaraú (UVA) e da greve já em curso na Universidade Regional do Cariri (URCA), os docentes realizaram um intenso debate sobre o que fazer diante da quebra da palavra do Governador e do impasse a que chegaram as tentativas de negociação.

Depois de avaliar a situação, a categoria decidiu retomar a greve suspensa em janeiro, por 71 votos a favor, 28 contra e 7 abstenções. A deflagração da greve será desenvolvida por dois dias de mobilização e sensibilização pela adesão de todos os servidores. 

Uma nova assembleia para avaliar o movimento e discutir sua continuidade será realizada na próxima segunda-feira ( 22), às 9h, mais uma vez no Auditório Central do Campus do Itaperi.

Reitoria da UECE apresenta argumentos
Por nota, a Reitoria da UECE declarou que, o acordo para suspensão da greve de 2013, nas três universidades estaduais cearenses, resultou numa pauta de compromissos assumida pelo Governo. Os pontos ainda não cumpridos dependem de decisão do governador e se encontram vinculados ao período de proibições eleitorais.

Fonte: cearanews7

0 comentários:

Postar um comentário

Comente esta matéria

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More