SIGA-NOS NO INSTAGRAM: @sobral24horas

quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

RIO ACARAÚ AGONIZA: EXTRAÇÃO IRREGULAR DE AREIA

Flagrante de extração irregular de areia no Rio Acaraú, na cidade de Sobral, mas precisamente na fazenda do Sr. Chico Evaristo, localizada na localidade de "Marrecas". Várias caçambas e enchedeiras estão trabalhando a todo vapor no local.
Ressalta-se que no local não existe nenhuma placa de autorização por parte dos órgãos competentes. As fotos foram registradas na seguinte data: 23/01/2015.

Danos

A extração ilegal de areia pode configurar dois tipos diferentes de crimes: o do artigo 2º da Lei nº 8.176/91 e o do artigo 55 da Lei nº 9.605/98. No primeiro caso (lei que define os crimes contra a ordem econômica), trata-se do crime de usurpação de bem pertencente à União e a pena prevista é de um a cinco anos de detenção.

Já a lei ambiental prevê pena de seis meses a um ano para quem extrair recursos minerais sem a devida autorização ou licença. Embora seja prevista a punição, a extração irregular de areia é um dos mais recorrentes crimes ambientais.

A retirada ilegal pode resultar na erosão acelerada e compactação do solo, que, somadas, podem dar origem a um processo de desertificação, com alterações inclusive no microclima da região.

Em tempo

Cadê os órgãos de fiscalização do município de Sobral e do Estado Ceará, que "fecham os olhos" para essa prática tão comum em nossa região.

Clique nas imagens para ampliá-las;
 
FONTE: SOBRAL 24 HORAS

5 comentários:

agora eu te pergunto kd a semace o ibama? eles prendem um pai de familia que caça pra saciar sua fome. brasil

kd a BPMA, O IBAMA,A SEMACE e AMMA que não fiscalizam esse crime terrível?
Será que eles tem o rabo preso? O rio vai morrer já já

É bom sempre lembrar a natureza não se defende ela se vinga e aquando ela vem na~tem pra ninguem.

Eita putaria grande... a galera quer nem saber se pau é pedra... quer é colocar real no bolso e que se lasque o resto...

O pior de tudo é que existe um "dono" para toda a areia do rio no trecho Sobral. Ele monopoliza a extração do material, ou seja, só ele pode retirar areia o quanto quiser para arrecadar mais dinheiro para seu próprio bolso. E pior ainda é que ele faz isso com o aval dos órgãos públicos inCOMPETENTE.

Postar um comentário

Comente esta matéria

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More