SIGA-NOS NO INSTAGRAM: @sobral24horas

sexta-feira, 29 de julho de 2016

ÚLTIMAS NOTÍCIAS: Lula, Delcídio e mais cinco se tornam réus por tentar obstruir a Lava Jato

A Justiça Federal aceitou hoje (29) denúncia apresentada pelo Ministério Público Federal no Distrito Federal (MPF-DF) contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o ex-senador Delcídio do Amaral, e mais cinco acusados pelo crime de obstrução das investigações da Operação Lava Jato.

Com a decisão, Lula e Delcídio passam à condição de réus na ação penal, além do ex-controlador do Banco BTG André Esteves, Diogo Ferreira, ex-chefe de gabinete de Delcídio; o empresário José Carlos Bumlai e o filho dele, Maurício Bumlai, e o advogado Edson Ribeiro.

Todos os envolvidos são acusados de tentar impedir o ex-diretor da Área Internacional da Petrobras Nestor Cerveró de assinar acordo de delação premiada com a força-tarefa de investigadores da Operação Lava Jato.

Na semana passada, o MPF reiterou a denúncia contra os acusados, que já haviam sido denunciados ao Supremo Tribunal Federal (STF), pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot.

No entanto, no dia 24 de junho, o ministro Teori Zavascki remeteu o processo para a Justiça Federal em Brasília, por entender que a suposta tentativa de embaraçar as investigações ocorreu na capital federal. Além disso, com a cassação do mandato de Delcídio do Amaral, nenhum dos envolvidos permaneceu com foro privilegiado na Corte.

Outro lado

Em nota, a defesa do ex-presidente afirmou que ainda não foi notificada do recebimento da denúncia, mas disse que, ao final do processo, a inocência de Lula será “certamente reconhecida”. Os advogados também informaram que o ex-presidente já esclareceu à Procuradoria-Geral da República (PGR) que” jamais interferiu ou tentou interferir em depoimentos relativos à Lava Jato”.

“A acusação se baseia exclusivamente em delação premiada de réu confesso e sem credibilidade - que fez acordo com o Ministério Público Federal para ser transferido para prisão domiciliar. Lula não se opõe a qualquer investigação, desde que realizada com a observância do devido processo legal e das garantias fundamentais”, concluiu a defesa.

As defesas de José Carlos Bumlai e Maurício Bumlai afirmaram que os réus nunca tentaram impedir o acordo de delação de Nestor Cerveró. O advogado da André Esteves, Antônio Carlos de Almeida Castro, afirmou que o ex-senador Delcídio do Amaral negou em depoimento o envolvimento do ex-controlador do BTG Pactual no caso.

Matéria atualizada às 17h49 para acréscimo das declarações das defesas de José Carlos e Maurício Bumlai e de André Esteves

Edição: Carolina Pimentel /André Richter - Repórter da Agência Brasil

7 comentários:

SE FUDEU 9 DEDOS, SÓ ESTÁ COMEÇANDO, HOMEM DA ALMA MAIS HONESTA DO BRASIL.

LULA TUDO ISSO É PARA VOCÊ REFRETIR O QUE FIZESTE, COM O SENADOR TASSO JEREISATE, O SENADOR MARCOS MACIEL, E O SENADOR VERGILIO , POIS VOCÊ COM SEU SENTIMENTO DE PESSOA MAL, FEZ QUESTÂO DE FAZER CAMPANHA PESSOALMENTE COMTRA ESSES TRÊS CIDADÕES DE BEM. AGORA TÁ VINDO ÁS SUAS CONTAS PARA VOCÊ PAGAR, PORQUE AQUI SE fAZ, AQUI SE PAGA. ALMA MAIS HONESTA DO BRASIL.

Não existe pessoa "de bem" na política, existe político "de bens"...

Em breve terá um político cearense também nessa lista

então quer dizer? que o outro dedo, tá no cú dos brasileiros.

LULA! VAI NUMA BOA, POIS DIRCEU TÁ LOUCO PRÁ TROCAR AQUELAS VELHAS IDEIA, COM VOCÊ MEU AMIGO. DEMOROU!..

DELCIDIO VOCÊ TAMBEM É DO PERU, FAZENDO SERVIÇO SUJO PRÁ ESTE PILANTRA. QUE VAI FICAR CONHECIDO POR VARIAS GERAÇÕES, COMO O PIOR CAFAGESTE DO BRASIL.

Postar um comentário

Comente esta matéria

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More