SIGA-NOS NO INSTAGRAM: @sobral24horas

domingo, 25 de setembro de 2016

Maioria das ações de divórcio é movida por falta de diálogo entre o casal

Processo de separação ficou mais simples. Quem quiser se divorciar logo após o matrimônio, pode procurar um cartório e formalizar a separação.
Está mais fácil se divorciar no Brasil. Quem quiser pedir a separação logo após o matrimônio, no mesmo dia, pode procurar um cartório e formalizar a separação.

A defensora pública e supervisora do núcleo de solução extra judiciais de conflitos, Rosane Magalhães, afirma que o divórcio agora exige menos requisitos. Um dos destaques é a falta de exigência que os dois estejam em acordo. Basta procurar a Justiça, que a separação é homologada.

“O divórcio hoje está muito mais facilitado. A lei com a modificação da Constituição Federal com a emenda constitucional que alterou o Artigo 226 não há mais esses obstáculos como havia antes dessa emenda e exigia que a separação”, explicou em entrevista à Rede Jangadeiro FM.

Mas ainda existe, nesse mundo marcado pela falta de diálogo, casais que se entendem há muito tempo. Para a aposentada, Teresa Pinheiro de Queiroz, casada há 50 anos, não existe receita para o o sucesso conjugal. “A gente tem que ter um ponto de renúncia, entendimento, conversa, porque na verdade todos nós temos defeitos. Assim vai juntando o que é bom e vai levando, mas tudo é difícil”, comenta.

A defensora afirma que a maioria das ações de divórcio são movidas por conta da falta de diálogo entre o casal. Em muitos casos, após a mediação de um defensor, os casais desistem. “No momento da sessão conseguimos perceber que aquele casal não está preparado para aquele divórcio, não está bem resolvido e auxiliamos a fazer essa reflexão”, explica.

Durante todo o ano de 2015 foram 4.266 casos de separação amigável, 3.255 litigiosos e 350 separações em cartório, gerando um total de 7.841 divórcios.

Fonte: Tribuna do Ceará

0 comentários:

Postar um comentário

Comente esta matéria

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More