RASTREADORES SEM MENSALIDADES - FALE COM KELTON: TIM (88) 9 9975.7272 / CLARO (88) 9 9299.9212

PROBANK IMÓVEIS - (88) 3611.3086 / (88) 99990-5068

EVENTU´S BUFFET - (88) 99672.5393 / 99207.1980 / 99207.7000

quinta-feira, 18 de maio de 2017

Se Temer cair, quem assume a Presidência?

Confira algumas respostas para entender o que pode acontecer no cenário político.
Após a revelação dos delatores Joesley e Wesley Batista, donos da JBS, de que o presidente Michel Temer teria dado aval para comprar o silêncio de Eduardo Cunha, a situação ficou ainda mais tensa na política brasileira. Oposição e até aliados do peemedebista pedem a renúncia de Temer. 

Confira algumas respostas para entender o que pode acontecer caso Temer deixe o cargo.

O QUE ACONTECE SE MICHEL TEMER DEIXAR A PRESIDÊNCIA?

Nos dois anos finais do mandato, a Constituição prevê eleição indireta em caso de dupla vacância, ou seja, queda do presidente e do vice por renúncia, afastamento ou morte.

QUEM ASSUMIRIA?

O primeiro na linha sucessória é o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ) -depois vêm o do Senado, Eunício Oliveira (PMDB-CE), e a do STF, Cármen Lúcia. Maia teria 30 dias para convocar uma eleição indireta.

QUEM ELEGERIA?

Os 513 deputados e 81 senadores, em sessão bicameral, com voto aberto e peso igual para todos.

QUEM PODERIA SE CANDIDATAR?

A Constituição não especifica se as regras de elegibilidade (ser brasileiro, ter 35 anos ou mais, filiado a um partido etc.) se aplicam num pleito indireto. Alguns especialistas defendem que se siga o roteiro geral. Outros, que essas normas não valem aqui. Caberia ao Congresso definir.

MAGISTRADOS PODERIAM VIRAR PRESIDENTE?

Para a turma que aponta buracos na Constituição sobre quem é elegível, sim. Numa eleição direita, só pode se candidatar quem se descompatibilizar do cargo seis meses antes do pleito.

DIRETAS JÁ É ALGO POSSÍVEL?

Seria preciso aprovar uma PEC (Proposta de Emenda à Constituição) para alterar as atuais regras do jogo. Já há iniciativa afim no Congresso, de Miro Teixeira (Rede-RJ).

TEMER PODE SER DENUNCIADO?

Sim, se a Procuradoria-Geral entender que houve crime no mandato atual. Mas a denúncia só chegaria ao STF com autorização de dois terços da Câmara (crimes de responsabilidade, caso de Dilma, também passam pelo Senado). O rito não é ágil. Com informações da Folhapress.

22 comentários:

Eunício Oliveira outro mala.

A mãe Dilma tem é que vouta de novo so asim o brasileiro anda

DO JEITO QUE VAI O BOLSONARO GANHA AS ELEIÇOES POR W.O.

Brasileiro nós tem que fica do lado do lula pra ele ser nossos presidente de novo so asim o pobre tem vez e lula 2018 pra fica bom

puta que pariu! três presidentes envolvidos em receber visitas de delinquente. e todos os delinquentes recebido, como se fossem ministro de estado. cambada de CANALHAS. nem no comando vermelho e pcc, se ver tanta putaria como essas. SAPÂO O CAUSADOR DE TUDO.

Deus tá vendo vocês que abriam a boca pra dizer "tudo culpa do PT" agora mudando o discurso com o rabo preso entre as pernas falando "tudo farinha do mesmo saco". O mundo da voltas né.
Quanto a essa situação só concretiza ainda mais meu descrédito com a classe política do nosso país. Então surge a pergunta, a quem recorrer e acreditar?

Quem tem qui assumir o pais é o Tiririca kkk

irao colocar outro ladrão, o certo nao seria o povo votar?
Bolsonaro seria um otimo presidente.

Uma coisa e certa estamos fritos na mão desses canalhas

Uma coisa e certa estamos fritos na mão desses canalhas

Uma coisa e certa estamos fritos na mão desses canalhas

Só tem mala na política brasileira

Vamos esquecer o PT e dizer que lula vai resolver?. Resolveu por 8 anos e deixou a desgraça por o resta da vida e ainda ensinou o povo a ficar preguiçoso com bolsa renda a onde o povo não estava preparado pra bolça renda isso e coisa pra país de 2º mundo e não país de 9º mundo. Agora vamos resolver a situação desses outros corruptos que era aliados do PT saudações.

o pior de tudo? foi que o bandidão entregou todo mundo, e se mandou para os estados unidos, para tocar suas 56 fabricas que construi com nosso dinheiro do BNDS. depois vêm com essa de pedir desculpa ão povo brasileiro. na realidade ele nos deu foi uma BANANA.

Pior do que tá não fica!!!

Pessoal me desculpe se estou errado mas nós temos uma grande parcela de culpas disto tudo..vcs pode está se perguntando porquê?
Temos que mudar nosso modo de pensar a respeito do voto, nosso voto vale nossa saúde nossa proteção enfim...Isso tudo está acontecendo simplesmente por alguns vender seu voto, se prestamos atenção a maioria desses roubo é para financiar a política deles, então deixa bem claro q compra os votos para poder se eleger.. e que isso sirva para abrir nossos olhos.. pra mim nosso país tem jeito só precisamos colocar as pessoas certas....

Postar um comentário

Comente esta matéria

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More