RASTREADORES SEM MENSALIDADES - FALE COM KELTON: TIM (88) 9 9975.7272 / CLARO (88) 9 9299.9212

PROBANK IMÓVEIS - (88) 3611.3086 / (88) 99990-5068

EVENTU´S BUFFET - (88) 99672.5393 / 99207.1980 / 99207.7000

segunda-feira, 30 de outubro de 2017

ANA | Sobral tem os melhores resultados de leitura escrita e matemática

Os estudantes das escolas municipais de Sobral alcançaram os melhores níveis de aprendizagem de leitura, escrita e matemática, superando as médias do Brasil, Nordeste e Ceará, em todas as habilidades. Foi o que revelou a Avaliação Nacional da Alfabetização (ANA) 2016, divulgada pelo Ministério da Educação (MEC), na quarta-feira, 25 de outubro.

Na habilidade escrita, 91,36% dos estudantes sobralenses obtiveram os melhores desempenhos. O resultado de Sobral é superior à média cearense (70,71%), nordestina (49,17%) e nacional (66,15%).

Os bons resultados de Sobral também são observados na avaliação da leitura, na qual 83,54% dos estudantes sobralenses dominam a competência leitora, enquanto a média do Estado foi de 54,76%, a do Nordeste foi de 30,85% e a do Brasil ficou em 45,27%.

Na avaliação de Matemática, 83,56% dos alunos sobralenses demonstraram nível adequado de aprendizagem, resultado superior à média do Ceará (51,72%), do Nordeste (30,54%) e do Brasil (45,53%).

A Avaliação Nacional da Alfabetização avalia os níveis de alfabetização e letramento em língua portuguesa, a alfabetização em matemática e as condições de oferta do ciclo de alfabetização das redes públicas. Em 2016, os testes da ANA foram aplicados para 2,5 milhões de estudantes, de 50 mil escolas e 100 mil turmas. Em Sobral, foram avaliados 2.210 estudantes do 3º ano do ensino fundamental das escolas pública.


Melhor do Brasil

Sobral colhe os frutos do choque de gestão e reforma educacional, iniciada há 20 anos, pelo então secretário de educação de Sobral e atual prefeito Ivo Gomes. Uma das estratégias responsáveis pela elevação dos indicadores de qualidade da educação municipal foi ter o foco inicial na garantia da alfabetização de todas as crianças na idade certa e a criação do Programa de Alfabetização na Idade Certa (PAIC), que estabelece a alfabetização de todos os alunos até 7 anos de idade.

Com uma rede pública de educação avaliada como a melhor do Brasil, Sobral continua o processo de qualificação do ensino com diversas medidas como: implantação da educação em tempo integral, que já conta com dois colégios sobralenses de tempo integral em funcionamento e outros em construção; implementação de novos currículos de Língua Portuguesa e Matemática; elaboração de novo currículo de Ciências, com base nos melhores currículos internacionais; adesão ao Programa Internacional de Avaliação dos Estudantes, para um diagnóstico de como está a aprendizagem dos estudantes de Sobral comparada ao restante do mundo.

4 comentários:

prevalece uma sindicância do ministério público Federal, pra desmascarar esta face da prefeitura, indinbriando a educação do município; uma vergonha destas maracotaia política.

leitura de sobral: Pá pá pá pá pá pá pá....perdeu!!

Parabéns aos alunos que se dedicaram e fizeram valer os estudos juntos com seus professores. Mais precisamos ser realista que precisa ser mudados algumas coisas. Eu fico mim perguntando o por que de não ter seleção para Secretário(a) escolar. Por que tem seleção pra diretor, coordenador e professor. No meu ver deveria ter seleção para Secretário (a) escolar também. Por que devido passar muito tempo em uma escola, já ficam achando que são donos, é o que está acontecendo na localidade de PATOS. A secretária já faz uns anos e está se achando só fica na escola quem ela quer, e isso já vem de anos, pq no ano passado ela fez um inferno da coordenadora que foi colocada pra fora, essa coordenadora mora em Aracatiaçu, colocou pra fora uma zeladora que trabalhava anos na escola, um vigilante também por perseguição politica. E esse ano ela fez o prefeito junto com secretário transferir uma diretora, fez uma escolha dos profissionais que iriam assinar as carteiras por que só ficou quem ela quis. Agora com uma suposta redução colocou um controlador noturno e um professor substituto e um professor do EJA. Essas pessoas só sairam por que ela já vinha perseguindo eles desde do inicio do ano. E o professor do EJA foi colocado pra fora para favorecer a cunhada da secretária. Isso pode? Fecharam uma turma do EJA para sua cunhada ganhar no mole. Onde fica educação para todos? Só queria saber isso é certo? Se isso pode?

Postar um comentário

Comente esta matéria

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More