CENTRO UNIVERSITÁRIO INTA - UNINTA

SIGA-NOS NO INSTAGRAM

segunda-feira, 4 de março de 2013

USP se mantém entre as 70 universidades com melhor reputação no mundo

Ranking do Times Higher Education que elege as 100 instituições com maior prestígio não tem mais nenhuma representante da América Latina

A Universidade de São Paulo manteve em 2013 a classificação obtida no ano passado no ranking das 100 instituições de ensino superior com melhor reputação do mundo. A única instituição latino-americana a aparecer na lista divulgada pela publicação britânica Times Higher Education está no grupo entre as 61ª e 70ª universidades mais prestigiadas.

Outro ranking: 12 universidades brasileiras estão entre as com mais impacto na web

Marcos Santos/USP
Praça do Relógio, na Cidade Universitária da USP



"Nós queremos que a influência da USP em educação, ciência e tecnologia se compare ao desenvolvimento do poder que o País possui na economia global e no cenário político", disse o reitor da USP, João Grandino Rodas, à THE. Para Rodas, no entanto, a educação de massa de alta qualidade é ainda um dos principais gargalos para o desenvolvimento do Brasil. "A qualidade das escolas primárias e secundárias de todo o País continua a ser insatisfatória e a proporção de jovens brasileiros que entram no ensino superior é muito pequena em comparação com os números de países desenvolvidos."

No topo do ranking, aparecem pela terceira vez aUniversidade de Harvard , dos EUA, seguida do também americano Instituto Tecnológico de Massachussetts (MIT) e da Universidade de Cambridge, do Reino Unido. A lista que leva em conta a reputação no meio acadêmico foi divulgada pela primeira vez em 2011, quando a USP não obteve classificação.

Entre as 100 primeiras instituições, 43 são americanas e nove inglesas. A USP aparece no mesmo grupo do King's College, de Londres (Inglaterra), da Universidade de Leiden (Holanda) e do Instituto de Tecnologia de Tóquio (Japão). E está à frente da Sorbonne, de Paris, e da Universidades de Pittsburgh (EUA).

Segundo o editor dos rankings da THE, Phil Baty, o levantamento da reputação das universidades é baseado em "julgamentos subjetivos de quem sabe da excelência no ensino e na pesquisa melhor que ninguém: são acadêmicos experientes, informados e envolvidos".

Esta edição contou com 16.639 respostas de acadêmicos de 144 países. A pesquisa foi realizada pela Thomson Reuters entre março e abril de 2012. A edição anterior foi respondida por 17.544 pessoas, e a primeira, por 13.388.

A Times Higher Education faz também um ranking geral das 200 melhores universidades do mundo, baseado em 13 indicadores, que vão de investimento à pesquisa, passando por publicações científicas, número de doutorados e de estudantes estrangeiros. Nesse ranking, a USP apareceu em 158º na última edição, divulgada em outubro de 2012.



*Com Agência Estado

0 comentários:

Postar um comentário

Comente esta matéria

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More