SIGA-NOS NO INSTAGRAM: @sobral24horas

terça-feira, 1 de julho de 2014

Delegacia Regional da Polícia Civil de Juazeiro está abarrotada de procedimentos policiais

Delegacia de Juazeiro registrou mais de 20 mil ocorrências em 2013 (Foto: Serena Morais/Jornal do Cariri)

Contando com cerca de 250 mil habitantes, a cidade de Juazeiro do Norte necessita de, pelo menos, cinco delegacias distritais. Entre elas, unidades especializadas para homicídios e apreensão de menores. Segundo Eugênio Marcos, escrivão da 20ª Delegacia Regional de Polícia Civil, já houve solicitação junto ao Delegado-Geral, Andrade Júnior. A Delegacia de Juazeiro do Norte é a que mais registra ocorrências no interior do Estado do Ceará.

De acordo com Eugênio, em 2013, foram cerca 20 mil ocorrências. “Isso é um número muito grande, deixando essa Regional abarrotada de serviços, porque só existe esta delegacia para atender Juazeiro e outros municípios do Cariri”, afirma. Como explicou, para que a demanda da população seja atendida, é necessária a criação de uma unidade policial para cada 50 mil habitantes.

Sobre o número de viaturas, a 20ª DRPC conta com apenas quatro, insuficiente para o funcionamento adequado das Divisões de Homicídios, Roubos e Furtos de Veículos, Tráfico de Drogas e Estelionato. Para cada divisão, segundo Eugênio Marcos, seria necessária uma viatura. “É necessário que a gente tenha, no mínimo, dez viaturas. Para que a gente possa dar suporte aos investigadores desta delegacia”, sugere.

Com relação aos procedimentos policiais registrados entre o início do ano e o último dia 26, foram registrados aumentos em alguns setores. Como exemplo, os casos de Boletins de Ocorrência, que passou de 9.906 para 10.167, Inquéritos Policiais aumentaram de 801 para 820, enquanto os Termos Circunstanciais de Ocorrências caíram de 281 para 274. Quanto aos homicídios, em 2013 foram registrados 133 somente em Juazeiro do Norte. Este ano, até o dia 26 de junho, já foram contabilizados 80 crimes de morte.

Já sobre o número de menores apreendidos, houve um significativo aumento. Foram 194 procedimentos realizados até o momento, contra 158 registrados no mesmo período no ano passado. “Esse expressivo número de jovens adolescentes envolvidos no submundo do crime, principalmente com as drogas, é motivo de preocupação para as autoridades do Cariri”, finaliza Eugênio.

Fonte: Jornal do Cariri

0 comentários:

Postar um comentário

Comente esta matéria

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More