SIGA-NOS NO INSTAGRAM: @sobral24horas

sexta-feira, 5 de agosto de 2022

PF cumpre mandados contra grupo liderado por francês suspeito de crime financeiro em Fortaleza

A Polícia Federal realizou, na manhã desta sexta-feira (5), a operação Parceiros Inglórios, com objetivo de desmontar um esquema de crimes financeiros, liderado por um francês, envolvendo captação ilegal de recursos de investidores no exterior e investimentos em Fortaleza.

Ao todo, 20 policiais federais cumpriram quatro mandados de busca e apreensão expedidos pela Justiça Federal, em domicílios investigados na capital.

As buscas são feitas para encerrar as práticas ilícitas e apreender documentos e mídias que possam conter provas da atuação dos suspeitos, além de informações sobre prejuízos e das vítimas dos crimes investigados.


Captação de recursos sem autorização

Conforme a PF, as investigações tiveram início no ano de 2019, a partir da denúncia de uma das vítimas, que apontaram indícios de atuação de um empresário francês residente em Fortaleza e seus auxiliares na gestão fraudulenta de recursos de estrangeiros, com apropriação de recursos e atuação no mercado financeiro, captando recursos com suposto fim de investimentos no Ceará, sem autorização do Banco Central do Brasil.

As vítimas eram, em sua maioria, franceses e suíços residentes na Europa que confiavam nas empresas geridas pelo investigado francês para gerir recursos e tiveram prejuízos financeiros.

Houve ainda a suspensão das contas e sites das empresas investigadas, bem como sequestro de bens e valores disponíveis nas contas.

De acordo com a Polícia Federal, os investigados, a partir da individualização da sua conduta e da colheita de indícios e provas na operação policial, poderão responder por crime, com penas de até 24 anos de prisão. As investigações continuam, com análise do material apreendido.

(G1)

0 comentários:

Postar um comentário

Comente esta matéria

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More