A base do governo e até oposição reagem a eventual corte em Bolsa Família no Orçamento
Senadores da base aliada e até mesmo da oposição reagiram nesta terça-feira, 20, à intenção de se fazer cortes ao programa Bolsa Família no Orçamento de 2016. Há duas semanas, o deputado Ricardo Barros (PP-PR), relator da peça orçamentária, já havia dito ao Broadcast Político (serviço de notícias em tempo real da Agência Estado) que iria cortar "sem dó" programas sociais, entre eles o Bolsa Família.
Nesta terça-feira, em reunião no Palácio do Planalto, Barros avisou ao ministro da Secretaria de Governo, Ricardo Berzoini, que poderá cortar até R$ 10 bilhões dos R$ 28,8 bilhões previstos no programa.
Em entrevista ao jornal O Estado de S. Paulo, a ministra do Desenvolvimento Social, Tereza Campello, defendeu enfaticamente cada centavo do programa de transferência de renda, que, na quarta-feira, 21, completa 12 anos.
O líder do governo no Senado, Delcídio Amaral (PT-MS), disse que o programa é "quase um mantra" para a gestão petista e que há outros ajustes no Orçamento que possam ser feitos. "O esforço será para manter o Bolsa Família", destacou.
Integrante da Comissão Mista de Orçamento (CMO), o senador Walter Pinheiro (PT-BA) avaliou que, no momento de recessão econômica que repercute na queda de arrecadação dos entes federados, os pagamentos de benefícios previdenciários e o Bolsa Família são as duas principais fontes que garantem a economia dos municípios. "O INSS e o Bolsa são os arrimos de família das cidades", disse Walter, que adiantou votar contra a proposta de Barros, caso seja levada adiante.
A senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) também criticou a tentativa de reduzir os repasses do Bolsa Família. "É preciso encontrar formas e nós aqui apresentamos alguns caminhos, um deles a necessidade de se baixar as taxas de juros", exemplificou ela, em discurso no plenário, em referência à Selic, atualmente em 14,25% ao ano.
Embora por razões diversas, o líder do DEM no Senado, Ronaldo Caiado (GO), também concorda que não é possível cortar o programa social. Ele disse que, mesmo a proposta não atendendo o objetivo de tirar as pessoas da pobreza, não se deve reduzi-lo. "Não, não concordo, de maneira alguma, pelo contrário", comentou. Com informações do Estadão Conteúdo.
Fonte: Notícias Minuto a Minuto
10 comentários:
Isso não passa de encenação da Dilma. Manda o ministro anunciar o corte no bolsa família e, então, ela entra como salvadora. Tudo é uma farsa mal montada. Assim foi o ataque ao Instituto Lula. Esse governo se sustenta em mentiras e falcatruas.
Boa. Melhor notícia desse governo em meses. Agora é fiscalizar, uma vez que milhares de pessoas recebem esse Bolsa Voto sem merecer.
Só tem um jeito de acabar com bolsa família: botar essa cambada pra trabalhar e inserir esse povo na economia. Essa historia de extrema pobreza é conversa! Aqui é Brasil, não é África!
Demorou!!! Tem muita gente que tá recebendo essa Bolsa Esmola sem precisar, tem que cortar mesmo...haja pedaladas pra sustentar tanto vadios!!!! E os 3 mil que vão sobrar do desmonte dos Ministérios, quando vão sair?????
Cortaram a mortadela? Agora o negócio vai pegar fogo mesmo; PT se elegeu falando que o Aécio cortaria as bolsas, espalhou boatos nas áreas mais humildes e agora corta KKKKKK ESTELIONATO ELEITORAL, Mais um vindo do PT '-'
Que ótimo! Hora de trabalhar povo do bolsa família!
Por que não corta logo 100%, reduz os impostos para as indústrias/empresas e incentiva a geração de emprego? Faz um planejamento para beneficiar empresas que contratarem ex participantes do bolsa esmola. Tem tanta coisa que pode ser feita, mas trabalhar ninguém quer!
Tem que acabar com o bolsa família são 30 bi por ano que sai do nosso bolso...poxa se eu acordo cedo tenho que trabalhar pra me sustentar porque esse povo que recebe não pode trabalhar afff....
Tem que extinguir o Bolsa Capim, e mandar esses Mortadelas irem a Procura de Trabalho, cambada de desocupados, a mamata vai acabar.. Votarão errado agora segurem seus trouxas!!! Vão ter que procurar emprego, mais não tem pq o PT destruiu tudo.
Os ladrões do PT poderiam cortar totalmente o programa bolsa esmola, com bolsa ou sem bolsa os petralhas não vão se eleger mais para nada, aproveitem a chance de roubarem mais dos otários!!!
Postar um comentário
Comente esta matéria