SIGA-NOS NO INSTAGRAM

domingo, 14 de agosto de 2016

Calazar já provocou 8 óbitos neste ano no Ceará

A Capital registre a maior incidência, com 43 casos, o equivalente a 30% do total registrado no Estado.
De janeiro a julho deste ano, 8 pessoas morreram no Estado em decorrência da doença leishmaniose visceral, também conhecida como calazar, de acordo com informações da Secretaria de Saúde do Ceará (Sesa). Dos óbitos, 3 foram registrados na Região Metropolitana de Fortaleza (dos quais dois na Capital e um em Caucaia), um em Barbalha, um em Brejo Santo, um em Choró, um em Independência e um em Umirim. 

Nos 7 primeiros meses do ano, foram registrados 143 casos no Estado, o que corresponde a uma média de 20,4 casos e a 1,1 óbito a cada mês. Ainda que a média de vítimas fatais tenha caído quase pela metade em relação ao ano passado, quando foram registrados 25 mortes (2,03 por mês), a média de registro da doença quase duplicou neste ano – foram registrados 137 casos em 2015, com média de 11,41 casos por mês. 

A Capital registre a maior incidência, com 43 casos, o equivalente a 30% do total registrado no Estado, enquanto Sobral e os municípios dos arredores, parte da zona de abrangência da 11ª Coordenadoria Regional de Saúde, concentram 18% do total, com 27 casos. 

A doença 

Endêmica no Brasil, a doença é transmitida tanto a animais como aos seres humanos pela picada do inseto Flebotomíneo Lutzomyia longipalpis, também conhecido como mosquito-palha. Esses insetos são pequenos e possuem o corpo revestido por pêlos de coloração clara, são facilmente reconhecíveis pelo hábito de voar em pequenos saltos e pousar com as asas entreabertas.  

O calazar é transmitido ao homem através da picada do inseto que foi contaminado pela doença ao picar cães, animais silvestres e roedores infectados. A doença é de alta letalidade e tem os cães como seu principal reservatório - a doença pode matar o animal e colocar em risco a vida das pessoas que convivem com ele. A incubação no ser humano varia de dois a seis meses.  

Quando detectado precocemente, o calazar pode ser tratado com grande chances de recuperação. Alguns dos principais sintomas são febres que reaparecem constantemente durante semanas, palidez, fraqueza, perda de apetite, emagrecimento, problemas respiratórios, diarreia e sangramentos. Sem tratamento adequado, a doença pode causar a morte. 

Prevenção 

Na semana passada, foram realizadas atividades da Semana Nacional de Combate e Controle da Leishmaniose, que teve como objetivo esclarecer a população sobre o que é a doença e sua importância, assim como de que maneira ela é transmitida, seus sintomas e como prevenir que pessoas e animais sejam infectados. As ações foram realizadas em Caucaia e em Fortaleza. 

As atividades incluíram palestras para capacitação e fornecimento de informação sobre como prevenir e combater a doença, além do encoleiramento de cães da população e de Organizações Não-Governamentais (ONGs) com o método preventivo da leishmaniose. 

Números do calazar 

- É a segunda doença parasitária que mais mata no mundo;  

- Segundo a Organização Mundial da Saúde, a doença registra anualmente 500 mil novos casos humanos no mundo com 59 mil óbitos; 

- Quando não tratada, pode evoluir para óbito em mais de 90% das ocorrências; 

- Na América Latina, ela já foi detectada em 12 países e destes, cerca de 90% dos casos acontecem no Brasil, onde, em média, 3.500 pessoas são infectadas e mais de 200 morrem anualmente; 

- Pesquisadores estimam que nas áreas endêmicas, para cada humano doente, existam 200 cães infectados.

Fonte: Diario do Nordeste
Foto 180 graus 

2 comentários:

Triste essa notícia? Mais foi criada uma lei municipal que a carrocinha não pode recolher mais esses anterior mais da rua. Liguei para zoonoses diseram que nao podem fazer mais nada. E que eu chamasse a policia para recolher os cachorros da rua.

Até cachorro paga R$ 10,00 pra se soltar....

Postar um comentário

Comente esta matéria

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More