SIGA-NOS NO INSTAGRAM: @sobral24horas

terça-feira, 29 de novembro de 2016

Nordeste: seca de cinco anos está perto do fim

A falta de chuva no Nordeste é responsável por 60% do prejuízo causado por problemas climáticos no Brasil. Não era para menos. Com cinco anos de estiagem, rios secaram na região, animais morreram e vários produtores desistiram de plantar.

Vivemos nesse período um dos El Niños mais fortes da história. Ele foi um dos grandes responsáveis pela estiagem. O fenômeno agora mudou. Com o La Niña em curso, o quadro é outro. As chuvas vão retornar para o Nordeste. Em algumas localidades isso já aconteceu.

Neste momento estamos com uma janela de tempo seco no Nordeste por causa de um sistema meteorológico chamado de vórtice ciclônico de altos níveis, o VCAN. Este sistema impedirá apenas momentaneamente a atuação das instabilidades.

Segundo Desirée Brandt, meteorologista da Somar, em dezembro as chuvas já retornam para o Matopiba e, no primeiro trimestre do ano que vem, serão intensas.

Em algumas cidades do Ceará, como é o caso de Morrinhos, a previsão indica mais de 700 milímetros em 30 dias. No oeste da Bahia, sul do Maranhão e do Piauí, a situação também será bem melhor.

Em algumas localidades, a umidade do solo já aumentou e apresenta índices de 60%. “Será um verão generoso para os produtores nordestinos, que já foram tão penalizados”, diz Desirée.

*Pryscilla Paiva, editora de Tempo do Canal Rural
Fotos ilustrativas

12 comentários:

Estamos precisando... E é muito !

A de baixo, acho que é meu querido Pentecoste!

Ah!Que bom que tudo seja mesmo verdade e que venha bastante chuva para o nosso nordeste, para nosso estado, vai ser bom demais!!!!

E porque nao fazem algum projeto para solucionar esse problema de estiagens ? Na arabia Saudida é deserto e nao tem problemas para os moradores de la ? Estranho nao. Só esperam cair do céu ...

Na boa, 700 mm em dezembro não é um exagero? Já choveu pelo menos 1 mm?

Cidade da segunda foto é Altinho-PE

Postar um comentário

Comente esta matéria

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More