SIGA-NOS NO INSTAGRAM

quinta-feira, 17 de novembro de 2016

SAÚDE: Inventado preservativo que muda de cor quando detecta DST

O preservativo muda de cor de acordo com a DST.
Nasceu uma nova forma de detectar doenças sexualmente transmissíveis. Essa forma é o preservativo “semáforo”. Três estudantes da Isaac Newton Academy, do Reino Unido, criaram o novo método contraceptivo que adverte sobre o perigo de contágio.

O uso correto de preservativos reduz, mas não elimina, o risco de doenças sexualmente transmissíveis (DST). (Foto: Getty Images). 

As infecções a seguir são transmitidas de pessoa para pessoa através do contato sexual, por meio de bactérias, parasitas, fungos e vírus.

Há mais de 20 tipos de DSTs, entre as quais destacamos:

· Clamídia

· Herpes genital

· Gonorreia

· HIV / AIDS

· HPV

· Sífilis

· Tricomoníase

Agora, uma nova e melhorada versão do preservativo entra em cena para prevenir doenças e lidar com tabus sobre os quais alguns casais têm dificuldade de conversar, de forma natural.

O objetivo do preservativo “semáforo” é saber se a outra pessoa tem uma doença sexualmente transmissível, de modo que possa começar a se tratar. 

“Nós criamos o S.T. EYE (como foi batizado o preservativo) para oferecer mais uma forma de detectar doenças sexualmente transmissíveis e ajudar as gerações futuras. Queríamos criar algo que as pessoas pudessem utilizar na privacidade de suas casas, sem precisar recorrer a clínicas e procedimentos invasivos,” conta Ali. 

O preservativo foi criado com moléculas capazes de identificar doenças e emitir um brilho específico para cada uma delas. 

A tonalidade depende do tipo de bactéria presente. (Foto: Getty Images)

Assim, para cada DST detectada, o preservativo mudará para uma determinada cor: amarelo para herpes, verde para clamídia, roxo para o papiloma… 

Além disso, esse preservativo inteligente evita a necessidade de conversas delicadas e pode nos salvar de pessoas inescrupulosas, capazes de infectar parceiros intencionalmente. 

O preservativo “semáforo” foi estudado e aprovado por vários pesquisadores e é um possível vencedor do prêmio TeenTech Awards na categoria de melhor ideia inovadora. Várias marcas já mostraram interessem em fazer os preservativos e já contataram os jovens criadores da ideia. 

Yahoo / Mónica de Haro

0 comentários:

Postar um comentário

Comente esta matéria

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More