CENTRO UNIVERSITÁRIO INTA - UNINTA

DETETIVE PARTICULAR - INVESTIGAÇÃO CONJUGAL

SOBRALNET - A MELHOR INTERNET DO BRASIL!


 

SIGA-NOS NO INSTAGRAM

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Nasa estabelece horário e possíveis locais de queda do satélite


UARS cairá entre meia noite e quatro da manhã, na área que compreende Canadá, África e Austrália

foto Nasa
Ilustração conceitual do UARS: satélite desativado vai se quebrar em vários pedaços na reentrada


A agência espacial americana divulgou na noite desta sexta-feira (23) o horário e locais aproximados de entrada do satélite UARS (Satélite de Pesquisa da Atmosfera Superior, na sigla em inglês), desativado em 2005. Segundo comunicado, a queda acontecerá na madrugada deste sábado, entre meia noite e quatro da manhã, horários de Brasília. Nesse período, ele estará sobrevoando Canadá, África e Austrália, bem como vastas áreas dos oceano Pacífico, Índico e Atlântico. Por conta disso, informa a Nasa, os riscos à segurança de civis é bastante remoto.


Os cientistas da Nasa calculam que o satélite se despedaçará ao entrar na atmosfera e que pelo menos 26 grandes peças sobreviverão às altas temperaturas do reingresso e cairão sobre a superfície da Terra. A probabilidade de algum desses restos do UARS atingir uma pessoa é de uma em 3.200, segundo a Nasa. Para comparação, estima-se que o risco de uma pessoa que viva até os 80 anos ser atingida por um raio é de 1 em 10 mil. Imagina-se que os destroços possam se espalhar num raio de até 800 quilômetros em relação ao ponto de impacto.
O aparelho pesa 5,675 toneladas e tem o tamanho de um ônibus.

A previsão inicial era que o satélite cairia no final de setembro ou no início de outubro, mas sua queda foi antecipada pelo forte aumento da atividade solar na semana passada. Mas os ventos solares diminuiram nas últimas horas, o que desacelerou a queda do UARS.
O satélite voa sobre boa parte do planeta, entre 57 graus a norte e 57 graus ao sul da linha do Equador.  Ele foi colocado em órbita pelo ônibus espacial Discovery em 1991 para estudar o ozônio e outros componentes químicos na atmosfera da Terra. Ele completou sua missão em 2005 e vem, desde então, lentamente perdendo altitude, puxado pela gravidade. 
Leia mais em: http://ultimosegundo.ig.com.br/ciencia/nasa-estabelece-horario-e-possiveis-locais-de-queda-do-satelite/n1597226395156.html 

0 comentários:

Postar um comentário

Comente esta matéria

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More