SIGA-NOS NO INSTAGRAM: @sobral24horas

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Por unanimidade, STF mantém aplicação do Estatuto do Torcedor


O Supremo Tribunal Federal (STF) aprovou na tarde desta quinta-feira, por unanimidade, a constitucionalidade do Estatuto de Defesa do Torcedor. Os ministros seguiram o voto do relator do caso, ministro Cezar Peluso, presidente da Corte.
Peluso contestou a ação apresentada pelo PP, em 2003, que contestava 29 pontos do estatuto. Para o partido, a lei atenta contra o direito à livre iniciativa de clubes e associações esportivas por criar regras para sua atuação.
Já o relator defendeu que as normas só fixam regras gerais para o funcionamento da rotina esportiva, sem intromissão nas entidades privadas, e respeitam a Constituição por garantir ao torcedor o direito à segurança.
O advogado-geral da União, Luís Inácio de Lucena Adams, evocou o desabamento de uma arquibancada do Estádio de São Januário, em 2000, para defender o Estatuto do Torcedor. Dezenas de torcedores ficaram feridos.
O estatuto voltou à pauta nos últimos meses, com a discussão de pontos de divergência na Lei Geral da Copa. A votação do projeto deve ser retomada na próxima terça-feira.


Fonte: Pop

0 comentários:

Postar um comentário

Comente esta matéria

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More