CENTRO UNIVERSITÁRIO INTA - UNINTA

SIGA-NOS NO INSTAGRAM

quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

TST: greve das aéreas precisa ter 80% dos funcionários trabalhando

Tribunal deferiu pedido das companhias aéreas determinando percentual mínimo de funcionários nos postos de trabalho
Aeroporto Santos Dumont no primeiro dia de operação contra caos aéreo, em 13 de dezembro Gustavo Miranda / Agência O Globo

BRASÍLIA - O Tribunal Superior do Trabalho (TST) determinou que o sindicato dos aeronautas (pilotos e comissários) mantenha um efetivo mínimo de 80%, caso a greve seja deflagrada a partir desta sexta-feira. O não cumprimento da decisão implicará no pagamento de multa de R$ 100 mil por dia. A decisão do TST foi comunicada pelo setor ao governo, no início da noite.

A decisão foi dada pelo ministro Maurício Godinho Delgado. A ação, de autoria do Sindicato Nacional das Empresas Aéreas (SNEA), com pedido de liminar foi proposta pelas companhias aéreas, diante das dificuldades de acordo sobre o reajuste salarial da categoria. O SNEA aguarda para amanhã uma nova decisão referente ao sindicato dos aeroviários, que são os trabalhadores em terra do setor.

Há uma grande preocupação por partes das autoridades com relação às operações nos aeroportos na sexta-feira (dia 20), que deve concentrar os voos do fim de ano e registrar o maior volume de passageiros.

Diante do impasse, a Advocacia-Geral da União (AGU) também já estava preparada para entrar com ação judicial, sob alegação de que se trata de uma atividade essencial.

Fonte: Oglobo.globo.com

0 comentários:

Postar um comentário

Comente esta matéria

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More