Já foram feitas várias denúncias, mas parece que é "enxugar gelo"! As máquinas continuam a todo vapor destruindo o nosso rio Acaraú. Não se sabe mais onde é o curso normal do rio, pois as máquinas mudaram o curso do rio. A destruição foi flagrada na Fazenda do Sr. Chico Evaristo, localizada na localidade denominada "Marrecas". Os tratores e as caçambas não param de trabalhar, matando o rio Acaraú.
Danos
A extração ilegal de areia pode configurar dois tipos diferentes de crimes: o do artigo 2º da Lei nº 8.176/91 e o do artigo 55 da Lei nº 9.605/98. No primeiro caso (lei que define os crimes contra a ordem econômica), trata-se do crime de usurpação de bem pertencente à União e a pena prevista é de um a cinco anos de detenção.
Já a lei ambiental prevê pena de seis meses a um ano para quem extrair recursos minerais sem a devida autorização ou licença. Embora seja prevista a punição, a extração irregular de areia é um dos mais recorrentes crimes ambientais.
A retirada ilegal pode resultar na erosão acelerada e compactação do solo, que, somadas, podem dar origem a um processo de desertificação, com alterações inclusive no microclima da região.
Em tempo
Os órgãos de fiscalização estão com os "olhos fechados"? Cadê os órgãos de fiscalização do município de Sobral e do Estado do Ceará, que não tomam providências para essa prática tão comum em nossa região.
Fonte: Sobral 24 horas
2 comentários:
Com certeza tem mutreta nessa história. Alguém tá colocando notinhas no bolso...Podem pesquisar. KD a Polícia do Ambiental que prender um vendedor de avoante que vende para sobreviver e não ver esse crime de retirada de areia. Atenção Ministério Público! Já que que existe fiscalização, vamos pra cima MP
Quanta ignorância!!!! Caçar avoante é crime do mesmo jeito....
Postar um comentário
Comente esta matéria