SIGA-NOS NO INSTAGRAM: @sobral24horas

terça-feira, 14 de abril de 2020

Nações da Ásia usam pandemia para censurar cidadãos

“Os governos estão usando o rótulo de ‘fake news’ para disfarçar seus esforços para censurar visões”, diz vice-diretor de ONG.
Centenas de pessoas foram presas em toda a Ásia por postar supostas fake news sobre a pandemia do novo coronavírus.

A situação deixa claro que os crescentes esforços dos governos para combater notícias falsas terão como alvo as pessoas erradas e silenciarão os pensamentos dissidentes.

De adolescentes a estrelas de TV, as pessoas foram detidas erroneamente sob leis cibernéticas vagamente delineadas ou pelos amplos poderes de emergência introduzidos desde o início do surto, informa a agência France-Presse.

Phil Robertson, vice-diretor da Ásia na Human Rights Watch (HRW), declarou:

“Os governos estão usando o rótulo de ‘fake news’ para disfarçar seus esforços para censurar visões e declarações que estão em desacordo com a estratégia que eles adotaram para lidar com a crise do Covid-19.”

E acrescentou:

“É uma loucura, francamente. Em muitos casos, as pessoas estão sendo arrastadas para fora de suas casas até as prisões, colocadas em detenção antes do julgamento, em espaços lotados onde é mais provável que eles obtenham Covid-19”.

Pelo menos 266 pessoas foram presas por publicar informações falsas relacionadas ao coronavírus em 10 países asiáticos, de acordo com uma contagem da agência France-Presse baseada em relatórios policiais.

(Renvamídia)

0 comentários:

Postar um comentário

Comente esta matéria

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More