SIGA-NOS NO INSTAGRAM: @sobral24horas

sábado, 16 de outubro de 2021

Criminosos usam busca por CNH popular para aplicar golpes no Ceará, alerta Detran

Três dias após ter sido lançado oficialmente pelo governador do Estado, Camilo Santana (PT), o programa da CNH popular estaria sendo alvo de golpistas. O alerta foi emitido neste sábado (16) pelo Departamento Estadual de Trânsito do Ceará (Detran-CE). Segundo o órgão, tem circulado nas redes sociais uma falsa informação sobre um link de acesso para o programa CNH Popular.

Este link induz o usuário a preencher uma série de dados com informações pessoais o que, segundo o Detran, trata-se de um golpe. Em nota, o órgão afirmou que "não encaminha e-mail ou nenhum tipo de link através de redes sociais ou aplicativos de mensagens".

O Detran alertou ainda que é "importante que os candidatos [do programa CNH popular] estejam atentos a tentativas de fraude". O órgão completa ressaltando que todas as inscrições são feitas somente através do site oficial do Detran.

O Diário do Nordeste questionou ao Detran se há relatos de denúncias enviadas ao órgão. A assessoria de comunicação pontuou apenas que essas informações ficam em posse da ouvidoria do Detran e que só as poderá repassar a partir de segunda-feira.

A reportagem perguntou ainda se alguém já caiu no golpe e quais medidas o órgão vai adotar frente ao golpe, contudo, não houve resposta.

O site do Departamento Estadual de Trânsito do Ceará (Detran-CE), por conta da alta procura pelo cadastro no programa, passa por constantes instabilidades desde a última quarta-feira (13). No entanto, o ógrão reforça que a inscrição para o programa é realizada exclusivamente por meio do portal do Detran.

CNH POPULAR

O programa vai ofertar, gratuitamente, 25 mil carteiras nacionais de habilitação em todo o Estado. Os documentos serão entregues até 2022. Do total ofertado, 20 mil serão destinados aos municípios do interior do Ceará e 5 mil para a Capital.

QUEM TEM DIREITO À CNH POPULAR NO CEARÁ?
CRITÉRIOS PARA INSCRIÇÃO NO PROGRAMA

-Beneficiários do programa Bolsa Família.
-Pessoas com deficiência.
-Egressos do Sistema Penitenciário.

CRITÉRIOS PARA PARTICIPAÇÃO DOS MUNICÍPIOS:

-Número de habitantes.
-A cidade possuir autarquia de trânsito ou ter processo/pedido aberto de municipalização do trânsito local.
-Número de veículos registrados x de pessoas habilitadas.

COMO SE CADASTRAR

Após entrar no site do Detran-CE, é preciso clicar na opção "habilitação" e depois em "CNH popular". Em seguida, escolhe o formato de acesso (primeira habilitação); informa o CPF e confirma. Um formulário aparece em seguida onde devem ser preenchidos os dados do candidato.

(Diário do Nordeste)

0 comentários:

Postar um comentário

Comente esta matéria

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More