sexta-feira, 20 de janeiro de 2023

A importância do Janeiro Branco

Janeiro branco é um movimento nacional cujo objetivo é chamar a atenção da sociedade para a prevenção do suicídio. O movimento foi criado em meados de 2014 para promover ações para o bem da saúde mental. A campanha foi idealizada pelo psicólogo Leonardo Abrahão, o projeto tem ganhado força ao longo dos anos, principalmente após a pandemia do COVID-19, onde a pauta de saúde mental ganhou força nos lares brasileiros.

Por que janeiro foi escolhido para ser o mês da saúde mental? Assim como o outubro é rosa (combate ao câncer de mama), novembro é azul(combate ao câncer de próstata), o mês de janeiro é branco com o intuito de trazer pautas sobre a saúde da mente, pois muito se fala sobre a saúde do corpo, sobre ser saudável visivelmente, mas a saúde mental ainda é um tabu. 

O mês de janeiro foi escolhido para ser o principal mês a falar sobre o tema pelo fato de marcar o início de um novo ano, que acaba assustando muitas pessoas, principalmente aquelas que passaram por momentos difíceis nos últimos anos, ou até aquelas mais ansiosas. 

Por isso, o movimento Janeiro Branco visa trazer a pauta para toda a população em relação à prevenção do suicídio, estimulando a conscientização da saúde mental e a oferta de serviços de atendimento psicológico. O objetivo é que a população saiba como pedir ajuda caso se sinta mal, evitando a sensação de isolamento e ajudando aqueles que passam por momentos difíceis. 

Durante o mês de inteiro, entidades, ONGs e pessoas físicas realizam atividades que visam a conscientização da população para o cuidado com a saúde mental. O movimento também busca disseminar informações importantes sobre os serviços de atendimento psicológico, além de incentivar o diálogo e o debate sobre o tema. A prevenção do suicídio é um tema que deve ser discutido com abertura e respeito. 

Durante a pandemia do COVID-19, teve um aumento na procura de psicólogos por parte dos brasileiros, segundo dados do Ministério da Saúde, em 2020, cerca de 29,33% dos brasileiros procuraram ajuda desses profissionais e 34,2% não buscaram auxílio, porém gostariam de obter apoio psicológico para lidar com a ansiedade e o estresse. 

A importância da saúde mental vem ganhando um espaço significativo na população, temas como ansiedade, depressão, bipolaridade vem sendo mais abordado no contexto atual.

Por que branco? 

O branco representa pureza e renovação, assim como janeiro, mas também pode representar uma folha em branco aonde nela vai se escrever as expectativas, desejos, sonhos e historias que podem acontecer durante o ano, que se inicia.
Qual o tema da campanha de 2023?

Esse ano, a campanha tem como tema: "A vida pede equilíbrio!", que conforme o site oficial da campanha "A vida pede equilíbrio diante de mudanças cada vez mais desafiadoras e aceleradas que exigem novas atitudes, novas habilidades, novos entendimentos e novos comportamentos!", em 2023 todos têm planos e metas que incluem mudanças. 

O enfermeiro do CAPS, Igor Ribeiro, explicou sobre o tema desse ano:

" A vida tem que ter um equilíbrio, pois quando ela está desequilibrada acaba gerando algum transtorno mental, então quando você tem um desequilíbrio emocional relacionado com seu trabalho, a convivência com outras pessoas, com situações estressoras pode gerar um transtorno de ansiedade, um exemplo interessante é o celular que vem sendo um fator crucial com os pacientes com relação ao transtorno de ansiedade, por conta da comparação, seja ela por conta do corpo, pela vida monetária que outras pessoas têm, acaba adoecendo pelo excesso de comparação."

A Psicóloga Kelly Alves falou sobre a importância do janeiro branco e como ele impacta na vida dos quiterienses. 

"As campanhas de conscientização são momentos propícios para a reflexão sobre assuntos específicos. Elas levantam questões de relevância social e possibilitam a educação preventiva sobre saúde mental, por exemplo, como a Campanha Janeiro Branco. A importância dessa campanha se dá no fato de que ela coloca em evidência a necessidade da atenção à saúde mental tal e qual a saúde física. Por isso, como Psicóloga, considero válidas todas as ações que ampliam o alcance do conhecimento e da desmistificação da saúde mental."

Quais as ações feitas na cidade de Santa Quitéria?
Nesse mês, o CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) de Santa Quitéria busca conscientizar a população sobre o tema. Para isso, realizou palestras para falar sobre o tema desse ano, também foi proposto rodas de conversas entre a população. O enfermeiro Igor Ribeiro falou sobre essas ações.

"Aqui no CAPS, todas as terças-feiras têm palestras educativas de conscientização e sensibilização da população, com o tema da campanha, abrimos uma roda de conversa e ofertamos informações sobre janeiro branco e também os serviços, se houver necessidade".

Mas ainda é perceptível uma certa rejeição por parte das pessoas, com aquela visão ultrapassada de que quem precisa de ajuda e cuidado são pessoas "loucas" ou com deficiência, mas cuidar da mente e indicados para todos os que buscam um certo equilíbrio na vida, seja ela pessoal, profissional, amorosa

A Psicologa Kelly relata que a campanha de janeiro branco ajuda a diminuir esse preconceito
"Historicamente já passamos por muitos obstáculos causados pelo preconceito com relação às questões mentais. Hoje, com as diversas formas de conscientização como a campanha Janeiro Branco, podemos dizer que muitos desses obstáculos estão sendo rompidos pelo conhecimento."

O CAPS seguem fazendo palestras para a população, os atendimentos estão disponíveis o ano todo para os quiterienses, pela manhã de 07H às 12H, já na parte da tarde das 14H as 17H, na sexta das 07H as 13H, CAPS é um serviço para toda a população e esta de portas abertas o ano todo, então busque ajuda em caso de necessidade ou para buscar se conhecer.

"O janeiro branco é de suma importância, mas deve ser mantido por todo o ano. As pessoas têm que buscar o melhor para elas, tem que buscar se conhecer, ter autoconhecimento em relação a elas, quando você percebe o que lhe faz deixa mal, o que lhe deixa triste, o que lhe deixa em uma situação ruim, você começa a perceber aquilo e começa a mudar, então se conheça vivencie cada vez mais e procure se colocar em primeiro lugar" Igor Ribeiro concluiu sua fala alertando a população.

(A Voz de Santa Quiteria)

0 comentários:

Postar um comentário

Comente esta matéria

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More