SIGA-NOS NO INSTAGRAM

terça-feira, 2 de setembro de 2014

Confira 5 dicas para vencer a timidez!

Diversas pessoas sofrem com a timidez excessiva e esse problema pode ultrapassar os limites da vida pessoal, interferindo até mesmo na questão profissional, uma vez que as empresas percebem essa dificuldade em seu funcionário e deixam de atribuir determinadas tarefas ou cargos para o funcionário para que ele se sinta confortável.

Falar em público ou simplesmente expor ideias e planos ao chefe, pode ser um grande desafio para muitas pessoas e atrapalhar seu convívio. Com algumas técnicas, no entanto, é possível diminuir o medo e a insegurança e expressar-se melhor, sem timidez.

Dicas importantes

O mais indicado para quem tem esse bloqueio em falar em público ou com seus superiores é buscar um auxilio profissional. Além de psicólogos, um curso de oratória por exemplo, pode uma alternativa, pois direciona a pessoa a descobrir seus anseios e controla-los. Veja algumas dicas que podem ajudar:
Identifique as causas da sua timidez;
Controle sua ansiedade;
Afaste a insegurança;
Comunique-se (pode ser com sua mãe, o porteiro ou um desconhecido);
Seja otimista.

Técnicas para relaxar

A timidez é algo natural, mas quando em demasia causa problemas. Todos temos receios de algumas situações, mas é preciso enfrentar nossos medos. Algumas técnicas podem ser utilizadas para relaxar e conseguir obter melhor desempenho na comunicação interpessoal.

Para relaxar, é possível realizar meditações, estudos e até mesmo simples exercícios de respiração. O importante é se concentrar no que será dito, além de possuir anotações que ajudam quando você não lembra exatamente de algum ponto que deve ser dito.

O nervosismo é um dos maiores vilões para as pessoas tímidas e controla-lo já é um passo importante para conseguir melhorar a comunicação e o relacionamento interpessoal.

Por Maristela Duarte – São Paulo/SP

0 comentários:

Postar um comentário

Comente esta matéria

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More