Presidentes lançaram projeto para promover transparência nos governos
Os dois também assinaram um convênio que integra a Parceria para Governo Aberto (OGP - Open Government Partnership, em inglês), projeto que promove a transparência nas administrações.
Por meio do acordo, os dois presidentes se comprometem a adotar medidas concretas para avançar na abertura de seus governos e no acesso a informações públicas.
O principal compromisso de Dilma em Nova York é a abertura da Assembleia Geral da ONU, que acontece na manhã desta quarta-feira (21). A presidente brasileira será a primeira mulher a inaugurar o evento, que reúne quase 200 lideranças mundiais.
Parceria
Lançada oficialmente hoje, a Parceria para Governo Aberto é uma iniciativa internacional que pretende difundir e incentivar globalmente práticas governamentais como transparência orçamentária, acesso público à informação e participação social.
Além de Dilma e Obama, participaram da cerimônia, realizada em Nova York, os chefes de Estado do Reino Unido, África do Sul, Filipinas, Indonésia, México e Noruega. Brasil e Estados Unidos coordenam a entidade.
Esses oito países integram o Comitê Diretor da parceria, juntamente com nove organizações não governamentais, entre elas o Inesc (Instituto de Estudos Socioeconômicos), do Brasil.
Durante o lançamento, os membros do Comitê Diretor endossaram uma Declaração de Princípios e apresentaram os Planos de Ação nacionais, comprometendo-se a adotar medidas concretas para o aumento da integridade pública, a gestão mais efetiva dos recursos e dos serviços públicos, a criação de comunidades mais seguras e o aumento da integridade no setor privado.
A ideia de criação da OGP foi lançada pelo presidente Obama em setembro de 2010, durante a 65ª Assembleia Geral da ONU. O Brasil foi o primeiro país a ser convidado para a parceria.
Até o momento, cerca de 30 novos países já formalizaram sua intenção de aderir à OGP. Eles deverão adotar as medidas necessárias para o atendimento dos requisitos mínimos e se comprometer a avançar na transparência governamental, na luta contra a corrupção e no engajamento da sociedade civil.
Portal R7













0 comentários:
Postar um comentário
Comente esta matéria