SIGA-NOS NO INSTAGRAM: @sobral24horas

sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Casa própria mais barata




Ação na Justiça pede que Caixa reduza taxa de juros de financiamentos antigos

A associação de consumidores Pro Teste entrou com uma ação coletiva contra a Caixa Econômica Federal, pedindo que todos os mutuários que compraram a casa própria financiada pelo banco antes de 4 de maio deste ano tenham o direito de solicitar a aplicação de juros $ao seu antigo financiamento. O processo propõe a aplicação da mesma taxa que passou a vigorar naquela data para novos contratos.

A ideia é que todos possam pedir as mesmas condições oferecidas aos novos clientes e aos mutuários de outras instituições financeiras que $seu financiamento para a Caixa, sempre que a taxa de juros for inferior à prevista no contrato.

Segundo Maria Inês Dolci, coordenadora institucional da Pro Teste, a Caixa atende um universo enorme de pessoas, especialmente as de pequeno poder aquisitivo, e é importante que todos os clientes tenham as mesmas condições independentemente da data do contrato. Se a Justiça concordar com o pedido, os que assinaram $antes de 4 de maio terão a chance de de pagar as prestações com juros até 21% menores, segundo Inês.

 

A ação se baseia no inciso V do Artigo 39 do Código de Defesa do Consumidor, seguno o qual "é vedado ao fornecedor de produtos e serviços exigir do consumidor vantagem manifestamente excessiva". Ainda de acordo com a Proteste, é excessivo exigir dos mutuários as antigas taxas de juros, quando as atuais são bem inferiores.


Leia mais: http://extra.globo.com/casa/casa-propria-mais-barata-5748834.html#ixzz236ZyywwE

0 comentários:

Postar um comentário

Comente esta matéria

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More