CENTRO UNIVERSITÁRIO INTA - UNINTA

DETETIVE PARTICULAR - INVESTIGAÇÃO CONJUGAL

SOBRALNET - A MELHOR INTERNET DO BRASIL!


 

SIGA-NOS NO INSTAGRAM

sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Anestesistas ofertarão serviços de saúde gratuitos em Fortaleza e Sobral


Marcando as comemorações pelo Dia do Anestesista (16 de outubro), a Cooperativa dos Médicos Anestesiologistas do Ceará (Coopanest-CE) promoverá a Jornada Educativa – evento gratuito que leva à população orientações sobre anestesia, aferição de pressão arterial e testes de glicemia – pela primeira vez em Sobral, no dia 28 de setembro (sábado), de 8h às 11h, no Beco do Cotovelo, Centro. Em seguida, a programação ocorre em Fortaleza, no próprio Dia do Anestesista (16 de outubro, quarta-feira), de 9h às 16h, na Praça do Ferreira, Centro.
Serviços de saúde nas praças

A Jornada Educativa é um evento gratuito que proporciona o encontro da população com médicos anestesistas, que vão esclarecer mitos e dúvidas ligadas à anestesia, além de apresentar como esses especialistas atuam. Na iniciativa, será distribuída a cartilha “Mitos e Verdades sobre a Anestesia”, elaborada pela Coopanest-CE e pela Sociedade de Anestesiologia do Estado do Ceará (SAEC). Também serão realizados testes de glicemia e aferição de pressão arterial.

Segundo o presidente da Coopanest-CE, anestesista Alberto de Oliveira Júnior, a Jornada evidencia o papel do anestesista tanto no centro cirúrgico, mais conhecido, quanto por meio de orientações antes do procedimento. “A importância de realizar o jejum corretamente antes da cirurgia para evitar complicações e como fazê-lo; o porquê não é preciso ter medo da anestesia geral concentram grande parte das perguntas das pessoas. É preciso disseminar a informação de que atualmente dispomos de medicamentos, equipamentos e técnicas que propiciam procedimentos anestésicos seguros e o monitoramento pleno dos sinais vitais e da consciência do paciente”, ressalta Alberto.
Simulação de centro cirúrgico

A programação traz nos dias 16 e 17 de outubro, de 10 às 22h, no Shopping Del Paseo, uma exposição de um mini centro cirúrgico, que simulará os procedimentos realizados no ambiente hospitalar.

Profissionais da área vão mostrar e explicar o funcionamento de equipamentos da sala de cirurgia, como aparelhos de anestesia (carrinhos), laringoscópios, tubos, agulhas de anestesia raquidiana (técnica que anestesia da cintura para baixo, muito utilizada no parto cesariana) e agulhas de anestesia peridural (técnica que anestesia apenas as fibras nervosas que conduzem a dor, comumente empregada no parto normal), entre outros.

Planejamento da anestesia

A função do médico anestesista vai além de aliviar a dor em processos cirúrgicos. O profissional também monitora os sinais vitais do paciente durante todo o processo. E, embora muitas pessoas tenham contato com o anestesista apenas no dia da intervenção cirúrgica, é possível receber orientações previamente, na consulta pré-anestesica. Nela, o especialista traça um planejamento de anestesia mais adequado, considerando dados sobre o paciente, como: se tem alergia, doenças crônicas, quais remédios toma, se já se submeteu a outras cirurgias, entre outros.

De acordo com Alberto de Oliveira Júnior, entre os fatos que influenciam a aplicação da anestesia estão o histórico médico do paciente, o tipo de cirurgia a ser realizada, a faixa etária, dentre outros. Essas informações direcionam a dosagem e a especificidade do anestésico.
Há três tipos de anestesia: local, regional ou geral. A primeira diminui a inquietude e previne que o paciente sinta dores em partes específicas do corpo, como mão e pé. O indivíduo se mantém acordado, já que a intervenção médica ocorre numa área restrita. Já a anestesia regional é aplicada na medula espinhal. Seu objetivo é trazer conforto em procedimentos da cintura para baixo (como cesariana). Já a geral é aplicada quando é necessário que o paciente permaneça imóvel. Além de interromper temporariamente os movimentos, o indivíduo se mantém inconsciente durante a cirurgia.


Mutirão de cirurgias

A Coopanest-CE também promoveu um mutirão de cirurgias de mama (Projeto Faça um Rosto Feliz), no dia 31 de agosto, que iniciou as ações comemorativas pelo Dia do Anestesista. Os procedimentos ocorreram na Santa Casa de Misericórdia de Fortaleza, beneficiando mulheres que estavam na fila de espera daquela unidade.

Serviço

Jornada Educativa (orientações sobre anestesia, teste de glicemia e aferição de pressão arterial)
Sobral: 28 de setembro (sábado), de 8h às 11h, no Beco do Cotovelo, Centro
Fortaleza: 16 de outubro (quarta-feira), de 9h às 16h, na Praça do Ferreira, Centro
Exposição de Mini Centro Cirúrgico
Dias 16 e 17 de outubro, de 10h às 22h, no Shopping Del Paseo, à Av. Santos Dumont, 3131
Contato para entrevistas

Alberto de Oliveira Júnior, médico anestesista e presidente da Cooperativa dos Médicos Anestesiologistas do Ceará (Coopanest-CE): (85) 9983-7469
Coopanest-CE: (85) 3456-6000

Assessoria de comunicação
Luciana Cadé: (85) 9924-8020

Subscreve,
Luciana Cadé
Jornalista Profissional - CE 01745 JP
Cadé - Comunicação e estratégia digital
E-mail: contato@cadecomunicacao.com
Site: http://www.cadecomunicacao.com

0 comentários:

Postar um comentário

Comente esta matéria

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More