SIGA-NOS NO INSTAGRAM: @sobral24horas

domingo, 6 de dezembro de 2015

Ceará registra 66 mortes por dengue

Dos casos confirmados, o maior número foi em Fortaleza, com 25.965 registros.
O Ceará teve confirmados 53.795 casos de dengue em 171 dos 184 municípios do Estado, com 66 mortes. Dos casos confirmados, o maior número foi registrado em Fortaleza, com 25.965 casos. Em 2014 o Estado registrou 18.243 casos de dengue em 146 municípios. As informações são do Boletim Epidemiológico da Secretaria de Saúde do Estado (Sesa), divulgado nesta sexta-feira (4). Desde que os dados da doença começaram a ser monitorados em 1986, o ano de 2015 tem a segunda maior incidência, perdendo para 2011, quando 56.818 casos ocorreram.

A dengue, a zika e a chikungunya são três doenças transmitidas pelo mesmo vetor: o mosquito Aedes aegypti. De acordo com especialistas, as três doenças possuem sintomas semelhantes - febre alta, dor no fundo dos olhos, vermelhidão na pele, coceira e distúrbios gástricos - o que pode dificultar o diagnóstico. A automedicação pode ser perigosa, principalmente em casos de dengue. Medicamentos à base de ácido acetilsalicílico devem ser evitados.

A febre, por exemplo, no caso da dengue e da chikungunya, é alta. Na zika, é baixa. A zika apresenta dores leves nas articulações. Na chikungunya, essa dor é intensa e pode durar meses. E moderada no caso da dengue. Já as manchas vermelhas podem aparecer nas três doenças, mais frequentemente na zika. A coceira pode ser mais intensa na zika; leve na chikungunya e na dengue. A vermelhidão nos olhos só aparece na zika e na chikungunya. Os pacientes com dengue não costumam ficar com os olhos vermelhos.

Como o mosquito transmissor está presente em mais de 93% dos municípios cearenses, a melhor forma de prevenir essas doenças é a eliminação do vetor, ou seja, o Aedes egypti. Como não existem vacinas ou medicamentos que impeçam a contaminação, é necessário eliminar os criadouros do mosquito, que coloca seus ovos em recipientes com água parada. Eliminar garrafas, sacos plásticos e pneus velhos que ficam expostos à chuva, além de tampar recipientes que acumulam água como caixas d'água e piscina, são fundamentais para esse controle.

Com informações de Cnews

0 comentários:

Postar um comentário

Comente esta matéria

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More