ATENÇÃO! NÃO PERCA SEU VEÍCULO PARA A BANDIDAGEM!

ADQUIRA JÁ O RASTREADOR E BLOQUEADOR EM TEMPO REAL: FALE COM O KELTON OU LIGUE (88) 99975.7272/99299.9212. CLIQUE AQUI E SAIBA MAIS

quarta-feira, 29 de maio de 2019

Documentário inédito marca centenário do eclipse solar em Sobral e ressalta relevância para o mundo

Produção exibida pela TV Diário nesta quarta-feira (29) é costurada por depoimentos de cientistas, historiadores, físicos e apaixonados pela ciência.

Quando a luz do sol foi totalmente coberta pela lua, em um eclipse, há um século, Sobral entrava para a história como palco de uma das descobertas mais importantes para a física. Foi lá que um grupo de cientistas desembarcou para comprovar a Teoria da Relatividade Geral, de Albert Einstein. O episódio será recontado, nesta quarta-feira (29), no documentário inédito "O Centenário do Eclipse", exibido pela TV Diário.

Com apresentação de Gleudson Rosa, a produção exibirá depoimentos de cientistas, historiadores, físicos e apaixonados pela ciência. Um dos destaques do documentário é a estética da filmagem, que utiliza efeito de luz "eclipsada" e apresenta os entrevistados como astros em eclipse.

"Esse momento do eclipse marcou a história da ciência e da humanidade. O experimento feito aqui permitiu comprovar a Teoria da Relatividade Geral, então, o entendimento sobre o surgimento do universo, comportamento e as previsões para o fim, foram alteradas", pontua Claudia Linhares, integrante da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). A cidade cearense foi escolhida pelos estudiosos por proporcionar a melhor visualização do fenômeno.

Além de entender o passado, o feito também é fundamental para o presente e o futuro. Para se ter noção da relevância no cotidiano, o estudo possibilitou o funcionamento da tecnologia usada em navegadores GPS para smartphones. "É possível calcular a sua posição no tempo graças à equação de Einstein, que mede o exato local. Sem ela, a localização estaria errada. Não imediatamente, mas o acúmulo de erros ao longo do tempo daria, em um ano, imprecisão de algo em torno de 10 quilômetros".

Filmado nas cidades de Sobral e Fortaleza, o documentário é fruto de um detalhado processo de pesquisa e é composto por depoimentos de 11 estudiosos. Da concepção ao produto final, foram exigidos quatro meses de dedicação da equipe de produção.

O coordenador de comercialização do Sistema Verdes Mares, Rafael Rodrigues, ressalta a importância de "conseguir levar de forma ampla para toda a sociedade esse feito, que foi um marco na história do mundo e aconteceu aqui, em Sobral. Esse é o grande papel de um veículo de comunicação: mostrar conteúdo e informação de uma forma plena".

Serviço
Documentário "O Centenário do Eclipse"
Nesta quarta-feira (29), às 22h, na TV Diário.
Duração: 42 minutos

(DN)

3 comentários:

Esse Povo Deveriam Era Melhorar A Cidade Com Coisas Úteis, Sobral Sem Segurança Alguma, Esburacada Sem Atendimento Nos PSF e Remédios e Outras Coisas Mais. Não Incentivar A População Com As Teorias Do Einstein De Observar Estrelas.

Anônimo 17:03, todo canto tem defeito, agora histórico que aconteceu aqui, ninguém pode deixar passar. Talvez nem de Sobral seja, pra ver só as coisas ruins.

eu penso como podem idolatrar um homem q por vez nem veio aq ;; fez foi ir pra AFRICA

Postar um comentário

Comente esta matéria

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More