SIGA-NOS NO INSTAGRAM

quinta-feira, 16 de abril de 2020

CONSELHO NACIONAL DE RADIOLOGIA VAI MONITORAR CASOS DE COVID-19 ENTRE PROFISSIONAIS

Observatório auxiliará a instituição a buscar soluções para diminuir o índice de contágio.
O Conselho Nacional de Técnicos, Tecnólogos e Auxiliares em Radiologia (CONTER) criou um observatório para receber informações de profissionais infectados pela Covid-19, causada pelo Novo Coronavírus. Por meio de um formulário eletrônico, a classe e a população em geral poderão notificar a instituição sobre casos de contaminação entre profissionais das técnicas radiológicas. Os dados possibilitarão ter uma estimativa aproximada de casos, identificar as regiões críticas e direcionar os esforços para proteger a categoria.

O presidente do CONTER, Luciano Guedes, explica que a medida é uma ação complementar de segurança. “Na última semana, implementamos um canal para recebimento de denúncias sobre a falte de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) em unidades hospitalares que estão atendendo casos de Covid-19. São inúmeros os relatos de irregularidades no fornecimento desses insumos, o que fatalmente pode culminar na contaminação dos profissionais que atuam na linha de frente”, pondera.

O representante explica que os dados também poderão subsidiar os Conselhos Regionais de Técnicos em Radiologia (CRTRs) a observarem o que pode ser feito para diminuir os índices de contaminação. “As consequências da infecção de um profissional da saúde podem ser drásticas e coloca em risco familiares, comunidade hospitalar e pacientes que estão sendo atendidos”, avalia Luciano Guedes.

Os casos de infecção entre profissionais da Radiologia podem ser comunicados por meio do formulário disponível no Portal CONTER e acessível neste LINK.

Sobre o CONTER - Criado pela Lei nº 7.394/85, orienta, normatiza e fiscaliza o exercício das técnicas radiológicas no Brasil. Nos estados, os Conselhos Regionais de Técnicos em Radiologia (CRTRs) cumprem rotas sistemáticas de fiscalização para coibir o exercício ilegal da profissão e atuam sob a supervisão da entidade nacional. São 18 Regionais que mantêm a inscrição de mais de 124 mil técnicos, tecnólogos e auxiliares em Radiologia no país.

Em razão do regime de trabalho remoto implementado pelo Conselho Nacional, os profissionais poderão contatar o CONTER via e-mail, no seguinte endereço conter@conter.gov.br.


ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO

- Jônathas Oliveira: (61) 9.8479 5157 / (61) 3326-9374

- Romário Costa: (61) 9.9118 3627

imprensa@conter.gov.br

assim@conter.gov.br

www.facebook.com/ConterOficial

https://www.instagram.com/conselhoderadiologia/

Créditos fotos:

1.Divulgação/Josué Damacena (IOC/Fiocruz)

2.Divulgação/Marcello Casal Jr/Agência Brasil

0 comentários:

Postar um comentário

Comente esta matéria

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More