SIGA-NOS NO INSTAGRAM

sábado, 24 de outubro de 2020

BOMBA: Investigação do MPF aponta que pacientes estariam pagando por serviços do SUS na Santa Casa de Sobral

Ministério Público também apurou que médicos estariam utilizando a estrutura do hospital para fins privados. Irregularidades são alvo de ação judicial movida pelo órgão.

O Ministério Público Federal (MPF) ingressou com ação na Justiça Federal pedindo a suspensão de cobranças por procedimentos, exames e consultas realizados na Santa Casa de Misericórdia de Sobral, na região Norte do Ceará. Segundo investigação do órgão, pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) estariam pagando por serviços prestados e médicos estariam usando a estrutura do hospital filantrópico para fins privados.

Procurada pelo G1, a Santa Casa de Misericórdia de Sobral informou que ainda não foi comunicada sobre a ação do MPF. Em nota, a Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) também afirmou que não foi notificada pela Justiça Federal até a tarde de sexta-feira (23). Já o Ministério da Saúde não se posicionou até a publicação desta matéria.

Em 2012, a Santa Casa de Misericórdia de Sobral assinou convênio para destinar todos os serviços de saúde exclusivamente aos SUS e, para isso, recebe incentivo financeiro da União. No entanto, a investigação realizada pelo MPF durante três anos reuniu documentos que comprovam que o hospital não vem cumprindo as obrigações.

Na ação movida pelo MPF constam outros pedidos, como a adoção de medidas para garantir transparência e fiscalização da aplicação de recursos públicos no hospital, assim como o controle, por parte da prefeitura de Sobral, do cumprimento do contrato com a unidade de saúde. Outro requisito do Ministério Público Federal é a implementação, criação e instalação de uma central de regulação municipal, posteriormente integrada à central de regulamentação estadual.


Auditorias

A secretária de Saúde de Sobral, Regina Carvalho, garantiu que o Município já realiza esta fiscalização e, inclusive, realizou auditorias junto à Santa Casa.

“Apesar de saber que Sobral tem uma falha neste atendimento, faltam leitos na UTI privada, a Santa Casa faz algumas cirurgias privadas ou de convênio por conta da estrutura, mas não se justifica ao se comprometer com o atendimento ao SUS. Ele tem que se estruturar para atender aos conveniados e ao SUS”, observou.

Antes de ingressar com ação na Justiça Federal, o MPF chegou a expedir recomendação ao hospital filantrópico para que fossem adotadas providências para sanar os problemas identificados. Embora a Santa Casa de Sobral tenha acatado a recomendação, não comprovou, de forma efetiva, mediante apresentação de documentação, o cumprimento das medidas solicitadas.

“Na prática, o que se vislumbrou foi a continuidade de todas as práticas irregulares identificadas, tendo o MPF recebido diversas comunicações a esse respeito posteriormente ao envio do expediente ao hospital filantrópico”, detalha a procuradora da República Ana Karízia Távora Teixeira Nogueira.

A procuradora apresentou, na ação, um pedido de concessão de liminar, destacando a permanência das práticas que obstam ou dificultam o acesso à saúde de forma universal, integral e gratuita ao usuário do SUS.

“Gera prejuízos incalculáveis a assistência da macrorregião de saúde de Sobral”, pontuou. A Santa Casa é referência para a macrorregião Norte de Saúde, que conta com 50 municípios, somados uma população de 1,6 milhão de habitantes.


Falta de recursos

Procurada por nossa reportagem, a Santa Casa de Misericórdia de Sobral disse que não foi comunicada sobre a ação. A unidade alegou que recebe uma quantidade extremamente elevada de pacientes, a qual extrapola a capacidade de atendimento e o número de leitos disponíveis, excedendo “em muito os valores de repasses do teto financeiro do SUS”, destacou. Apesar disso, o hospital não negou se as práticas de pagamento por serviços do SUS e de utilização da estrutura do hospital para fins privados realmente existem.

Segundo a Santa Casa, a situação de subfinanciamento do SUS seria objeto de litígio judicial, havendo uma ação contra a União com o objetivo de equilibrar financeiramente os contratos.

A unidade ressaltou ainda que vem adotando medidas para melhorar o funcionamento e a efetividade dos serviços, mas destacou que foram registrados, junto ao MPF, vários casos de não conformidades no encaminhamento de pacientes sem perfil para a Santa Casa, sem a devida regulação por vários municípios. Isso teria resultado em superlotação do hospital sem que haja recurso suficiente para custear todos os atendimentos prestados.

“Salientamos que é competência da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios cuidar da saúde e assistência pública e tal obrigação não pode ser imposta exclusivamente à Santa Casa de Misericórdia de Sobral”, finalizou.

A reportagem também entrou em contato com Ministério da Saúde, por meio da assessoria de comunicação, para questionar a pasta a respeito dos valores repassados à Santa Casa da Misericórdia de Sobral e a revisão do teto financeiro do SUS. Também foi indagado se há medidas alternativas para suprir a demanda apontada pela unidade de saúde e qual é a situação da ação judicial citada pelo hospital. Não tivemos retorno até a publicação desta matéria.

Fonte: G1
Foto: Luiz Queiroz

4 comentários:

Se o mpf investigar sobral de pe a cabeça talvez encontre cada coisa

A muito tempo vem acontecendo esse tipo de coisa, uma vez cheguei com plano Bradesco saúde na st casa, eles atenderam pelo plano, mais atendero também pelo sus. Ganhando 2 x na mesma consulta.

Eu vou listar aqui so algumas coisas pra nao deixar o MP sem trabalhar tenham noção...
- MEDICO COBRA O VALOR DA IDENIZAÇÃO DO DPVAT PARA PODER FAZER PARTICULAR PQ SEGUNDO ELE A FILA TA GRANDE NO SUS, AI O CAMARADA PRESANDO PELA SUA sAUDE PAGA 3 MIL 4 MIL POR UM PROCEDIMENTO E DEBAIXO DOS PANO O MEDICO ATENDE ELE NA MESMA ESTRUTURA QUE SUS OFERECE E SO FAZ INTERNAR NA DOM WALFRIDO PRA OBSERVAR 24 HORAS. RESUMO : O MEDICORECEBE O PARTICULAR E DEPOIS AINDA RECEBE O DO SUS, TEM PACIENTE QUE PAGOU PARTICULAR E 1 MES DEPOIS CHEGOU A CARTINHA DIZENDO QUANDO O SUS PAGOU PELO PROCEDIMENTO DELE KKK....

VAMO PRA PROXIMA ....
ANOS Á TRAS, VC CHEGAVA NA EMERGENCIA E LÁ JA ERA ALICIADO A PAGAR PELO TRATAMEENTO PARTICULAR PQ A ILA TAVA GRANDE, AI O ELEMENTO COBRAVA 500 A 1000 REAIS PRA AJEUTAR COM O MEDICO PRA SUBIR LOGO PRO CENTRO CIRURGICO, PRESASNDO PELA VIDA E PELO MEDO, LA SE VAI O USUARIO PAGAR POR...

PROXIMA...
CONSULTA FORA EM CLINICA PARTICULAR E DEPOIS FAZ CIRURGIA DE GRAÇA NO SUS...
EX: EU TO COM PROBLEMAS DE PEDRA NA VESICULA COU A PROCURA DE MEDICO, VAI ALI RAPIDINHO PAGA UMA CONSULTA PARTICULAR E DO NADA, O CARA TA FILA DE CIRURGIA DO SUS SEM GRAVIDADE ENTRANDO NA FRENTE DE USUARIOS GRAVES QE ESTAO NA FILA ... MOTIVO ? PAGARAM AQUELE MESMO VALOR CITADO NO EXEMPLO 1, VALOR ESSE QUE NA VERDADA E CUSTEADO PELO SUS...

E POR AI VAI...
MAIS QUE BOM QUE AGORA VAI CAI EM CIMA...
ESPERO QUE CAIM TAMBEM NA MAFIA DOS DOS CONTRATOS DAS AMBULANCIAS NO MONUCIPIO DE 2012 A 2015 KKKK AI VAI VER ROMBO KKKKKKKKKKK

no final do ano passado (2019) meu companheiro fraturou a clavicula e fomos para uma consulta na santa casa com o medico, uma vez que ele ainda sentia muita dor. na consulta queria saber o diagnostico no sentido de que se havia necessidade de cirurgia o medico nao soube dar esse diagnostico, só enrolou a gente com conversa extra hospitalar. Mas a atendente que maraca as consultas disse que ele so dar um DIAGNÓTICO PRECISO SE FOR UMA CONSULTA PARTICULAR, CUSTANDO 200,00 REAIS.

Postar um comentário

Comente esta matéria

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More