SIGA-NOS NO INSTAGRAM

terça-feira, 24 de agosto de 2021

SindiUVA denuncia sucateamento da universidade e abandono do CCH

Segundo o sindicato, o prédio não tem a mínima condição de higiene, já está a cargo de apenas dois funcionários terceirizados, que trabalham sem água para beber e sem local para fazer suas necessidades fisiológicas.

O Sindicato dos Docentes da Universidade Vale do Acaraú – SindiUVA, em Sobral-CE, denunciou nesta sexta-feira (20/8) em sua página do Facebook, o sucateamento da Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA e o abandono do Centro de Ciências Humanas – CCH. Segundo o sindicato a situação do CCH, campus Junco em Sobral, entristece, revolta e indigna a sociedade cearense.
O vice-presidente do sindicato, Joannes Forte, falou com o Portal Paraíso e acrescentou outros pontos de descaso com o CCH que não foram citados na nota, como o roubo de material, tiroteio de bandidos com a polícia, dentro do Centro. Em outro momento um funcionário foi abordado por três delinquentes armados que invadiram o espaço.

“Obtivemos informação de que, além dos delinquentes que já levaram vários objetos do CCH, os próprios funcionários da empresa contratada para a reforma furtaram muita coisa, como linhas de madeira, fios elétricos, eletrodutos, etc.” denunciou o vice-presidente do SindiUVA.

A denúncia se estende ao Campus Betânia, que segundo Joannes Forte, é instalado num complexo de prédios alugados, quando a Universidade deveria ter prédio próprio e não precisar gastar em 12 meses cerca de R$ 1 milhão com alugueis.

Para Joannes Forte, o impacto da pandemia não justifica o abandono do prédio. O governo deveria ter mantido reformas e manutenção dos prédios da Universidade

Na nota o sindicato afirma que o campus do bairro do Junco precisa de uma grande reforma, reivindicação histórica do movimento docente, SindiUVA, discente, diretório Central dos Estudantes (DCE) e comunidade acadêmica em geral, através de greves e mobilizações ocorridas nas últimas décadas.

A reforma até que foi iniciada em fevereiro de 2019, com o custo de R$ 769.657,05 mil e, de acordo com a previsão estampada na placa o prazo de conclusão seria em 180 dias, mas há quase três anos, não foi concluída e o prédio encontrasse em estado de abandono.

De acordo com o SindiUVA, não há condições higiene e nem água para beber no prédio e, durante o dia, dois funcionários, sendo um guarda e um terceirizado, trabalham em condições absolutamente precárias. Não há sequer um ventilador e só parte do prédio tem energia elétrica, a outra fica sem iluminação à noite. Equipamentos = a Biblioteca e seu acervo histórico, ainda dos séculos XVIII, XIX, XX e XXI está sendo consumido pelo tempo e pelas traças.

No final da nota o sindicato conclama toda sociedade cearense para apoiar a luta pela UVA, em especial pelo CCH, que segundo o sindicato, está em ruínas, abandonado pelas autoridades públicas responsáveis pela situação do órgão e pelos danos causados ao patrimônio material e intelectual do Estado do Ceará.

O Portal Paraíso foi ao local, mas um funcionário que não quis se identificar, disse que não tinha autorização para permitir a entrada dos repórteres.

Veja a nota na íntegra:
Por Edwalcyr Santos

3 comentários:

Eita PT do caralho, ta sucateando o Estado

O Estada não ta nem aí pra isso

o PT ta vindo aí, votem nele de novo bando de abestados, aí vcs vão vê o Brasil se transformando numa Velezuela, numa Argentina, pode esperar, não gosta do governo atual, votem em outro, mais não da esquerda

Postar um comentário

Comente esta matéria

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More