SIGA-NOS NO INSTAGRAM

quarta-feira, 10 de agosto de 2022

URGENTE! Sobral registra primeiro caso de Varíola dos Macacos

De acordo com o comunicado publicado via redes sociais, o paciente foi testado, por meio do exame de Swab, devido aos sintomas, e a coleta foi enviada para o Laboratório Central de Saúde Pública e, nesta segunda-feira (8), veio a confirmação.

O médico Michel Abdala compartilhou, por meio das redes sociais, um relato pessoal sobre o atendimento a esta mesma pessoa. “Há alguns dias atendi uma pessoa com lesões genitais. Eram duas pequenas lesões ulceradas rasas. Herpes? Podia ser, mas havia muitos linfonodos (landras) e uma história de viagem recente. Falei: isola 21 dias e colhe swab. Ontem, recebi o resultado: primeiro caso de Monkeypox da cidade”, escreveu o médico.

Segundo a secretária de Saúde, o paciente está em isolamento domiciliar, porém tem acompanhamento da equipe da Vigilância Epidemiológica do município. Em nota publicada nesta terça-feira (9), veio o alerta “A cidade tem um caso confirmado, dois em investigação e cinco descartados”.

Por enquanto, as recomendações são fazer o uso de máscara e evitar aglomerações. Alguns especialistas orientam a diminuir o número de parceiros sexuais e usar preservativo; mas, ainda, existem controvérsias quanto a causa da doença.

Vale salientar que existem diferentes tipos de comportamentos do vírus no corpo. “Algumas pessoas terão quadros leves, mas existe a preocupação com o grupo de risco, como idosos, crianças, gestantes e lactantes”, alerta a Sesa. 

Por Ana Karine / Sistema Paraíso de Comunicação

0 comentários:

Postar um comentário

Comente esta matéria

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More