A interrupção do pagamento foi determinada pelo Ministério do Desenvolvimento Social.
Beneficiários do programa Bolsa Família fizeram uma fila na frente da Secretaria Municipal de Promoção Social e Combate à Pobreza (Sempre), em Salvador, na capital baiana, nesta quinta-feira, 27. Os favorecidos reclamaram que tiveram o benefício bloqueado.
As pessoas aglomeradas foram ao Sempre questionar a decisão da perda provisória do benefício. A interrupção foi determinada pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome do governo Lula.
O Ministério justificou o bloqueio de 1,2 milhão de pessoas ao identificar um aumento significativo de cadastros de famílias unipessoais em 2022, ou seja, havia um cadastro para a mãe, um para o pai, e um para cada filho — todos, recebendo R$ 600 cada. Diante desse fato, se intensificou a suspeita de que boa parte desses novos cartões é consequência de informações falsas.
A suspensão do benefício tem sido feita pelo aplicativo do cadastro único (CadÚnico) e por SMS no celular. O benefício só volta a ser pago se o beneficiário regularizar o cadastro ao comprovar que mora sozinho e preencher os requisitos do programa social. O ministério estabeleceu um prazo de 60 dias para o recadastro de informações no sistema do CadÚnico.
De acordo com a coordenadora da Sempre, Neyla Menezes, mais de 86 mil pessoas tiveram o benefício bloqueado em Salvador. A maioria teria afirmado que mora sozinha e passou a receber o benefício no segundo semestre do ano passado.
Diferente dos beneficiários bloqueados, a ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, comemorou na quarta-feira 26, o corte no número do Bolsa Família. Ela afirmou que o governo vai economizar até R$ 7 bilhões com a revisão.
Revista Oeste
4 comentários:
Os governantes brasileiros não investem em educação, infra estrutura e geração de empregos, então o resultado é esse daí, uma geração de pessoas sem renda e dependentes de benefícios do estado. Esse foi o mesmo caminho que Venezuela e Argentina fizeram e o Brasil está seguindo os mesmos passos.
É SÓ CONTINUAR FAZENDO O LLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLL
Faz LLLLL e tome fila kkk, 😁
vai ver que 90% desse pessoal que estão na fila votaram no Mula achando que iam comer picanha, comprar uma carne mais barata, estar ficando cada vez mais difícil, estamos caminhando para uma Venezuela
Postar um comentário
Comente esta matéria