CENTRO UNIVERSITÁRIO INTA - UNINTA

SIGA-NOS NO INSTAGRAM

quinta-feira, 13 de abril de 2023

MPE manifesta-se a favor da inelegibilidade de Bolsonaro alegando abuso de poder político

O Ministério Público Eleitoral (MPE) emitiu um parecer favorável ao pedido de inelegibilidade do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) devido a supostos ataques ao sistema eleitoral brasileiro durante uma reunião com embaixadores em julho de 2022. O parecer foi entregue ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) na quarta-feira (12) e, se a maioria dos ministros da Corte Eleitoral concordar, Bolsonaro poderá ficar impedido de concorrer nas eleições por até oito anos.

O vice-procurador-geral Eleitoral, Paulo Gustavo Gonet Branco, assinou a manifestação que representa a última fase da ação de investigação judicial eleitoral. Durante a reunião, Bolsonaro questionou o sistema eleitoral brasileiro sem apresentar provas, o que levou a suspeitas de abuso de poder político. A PGR negou qualquer crime por parte de Bolsonaro no caso.

Apesar de a Procuradoria-Geral da República (PGR) ter se manifestado a favor do arquivamento da ação, o parecer do MPE representa uma nova ameaça à elegibilidade do ex-presidente. A manifestação do MPE aponta para uma potencialidade lesiva aos bens jurídicos tutelados pelo Direito Penal, o que pode justificar a adoção de iniciativas persecutórias. O TSE ainda não se pronunciou sobre o caso.

(Hora Brasília)
Foto: Isac Nóbrega / PR

2 comentários:

Besteira. Numa pais onde um condenado pode ser presidente, tudo pode.

Já vi pessoas perderem seus direitos politicos pormuito menos

Postar um comentário

Comente esta matéria

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More