Um avião, com mais de 200 passageiros, ficou sem piloto por cerca de 10 minutos durante um voo entre a Alemanha e a Espanha, no ano passado.
Segundo um relatório de investigação divulgado pela Espanha, o comandante de um voo que saiu de Frankfurt com destino a Sevilha, saiu para ir ao banheiro quando o Airbus A321 cruzava a fronteira espanhola, deixando o copiloto responsável pela aeronave nos momentos finais do voo, mas o copiloto perdeu a consciência e a porta da cabine - trancada por segurança - ficou fechada sem que o comandante conseguisse acessar o local.
Após tentar o acesso por meio do código de segurança e não conseguir entrar na cabine, o piloto acionou um código de emergência, mas antes que o acesso fosse liberado o copiloto recobrou a consciência e abriu a porta.
Ao perceber que o copiloto estava pálido, suando e com movimentos estranhos, imediatamente o piloto pediu ajuda, e tripulantes e um médico que era passageiro prestaram os primeiros socorros. O voo foi desviado para Madri e o copiloto foi hospitalizado após o pouso. Investigações apontaram que a incapacidade súbita do copiloto foi causada por um distúrbio convulsivo associado a uma condição neurológica difícil de detectar em exames médicos.
Segundo o relatório divulgado, apesar da ausência de supervisão humana, o avião permaneceu em voo estável graças ao piloto automático e ao sistema de empuxo automático, que mantiveram o trajeto e a altitude.
Fonte: Record News / Portal R7
0 comentários:
Postar um comentário
Comente esta matéria