CENTRO UNIVERSITÁRIO INTA - UNINTA

DETETIVE PARTICULAR - INVESTIGAÇÃO CONJUGAL

SOBRALNET - A MELHOR INTERNET DO BRASIL!


SIGA-NOS NO INSTAGRAM

quarta-feira, 11 de maio de 2011

Terremotos no leste da Espanha deixam mortos em Múrcia


Ao menos dez morreram durante desmoronamentos causados por tremores de magnitude 5,3 e 4,1


IG São Paulo

Terremoto no Japão
Foto: EFE

Um terremoto de magnitude 5,3 na escala Richter que se seguiu a um de 4,1 deixou ao menos dez mortos nesta quarta-feira no município de Lorca, em Múrcia (sudeste da Espanha), para onde se dirigiram integrantes da Unidade Militar de Emergência - criada para atender situações de catástrofes naturais.

"Em todas as partes da cidade houve danos", afirmou o prefeito de Lorca, Francisco Jodar, à rede de televisão pública espanhola. A televisão pública mostrou imagens de escombros nas ruas, entre os quais um campanário que parece ter caído na localidade.
Segundo fontes policiais, há possibilidade de serem encontradas mais vítimas. Moradores de Lorca relataram que a situação é de "pânico", com milhares nas ruas sem saber o que fazer após terem sido surpreendidas pelos tremores. Um porta-voz da prefeitura informou que a sede da administração municipal foi esvaziada.
De acordo com o Ministério do Interior espanhol, o tremor mais forte, cujo epicentro foi na serra de Tercia, foi sentido em vários povoados da região, como a capital Murcia, Mazarrón, Cartagena e Águilas.
O terremoto ocorreu às 18h47 local (13h47 de Brasília), apenas duas horas após um pequeno tremor de 4,4 graus de magnitude atingir o mesmo local, às 15H05 (10H05 de Brasília), segundo o serviço sismológico espanhol. De acordo com a Agência Geológica dos EUA, o abalo sísmico de 5,3 ocorreu a apenas 1 km de profundidade.
Segundo o jornal espanhol El País, o túnel da região em direção a Andaluzia desmorou. A Unidade Militar de Emergências foi mobilizada e o hospital Rafael Méndez de Lorca foi parcialmente atingido.
Em Lorca houve quedas em ao menos dois edifícios, um na rua Galícia e outro na zona do bairro Viña. Um dos mortos era morador do bairro de San Cristóbal. Os vizinhos permanecem fora de suas casas, na rua, com medo de novos colapsos.
Segundo o prefeito do município Francisco Jódar, autoridades locais ativaram o Plano de Emergências Municipal enquanto o governo de Murcia colocou em andamento o nível 1 do Plano de Emergências.
*Com AFP, EFE e informações do jornal El País

0 comentários:

Postar um comentário

Comente esta matéria

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More