Nas Paraolimpíadas Escolares Nacionais os alunos de Sobral conquistam 14 medalhas
Se a delegação de Sobral representasse um Estado, ficaria em 22º lugar, à frente do Mato Grosso, Bahia, Amapá e Piauí. Com 13 atletas, Sobral foi o município com o maior número de participantes.
O Município de Sobral participou das Paralimpíadas Escolares Nacionais 2012, realizadas em São Paulo, de 15 a 20 de outubro, com uma delegação formada por 22 pessoas, sendo 13 atletas. Foi a maior delegação do Ceará.
Os alunos de Sobral conquistadas 14 medalhas, sendo 06 de ouro, 04 de prata e 04 de bronze. O Prefeito Veveu recebeu nesta terça-feira, 30 de outubro, em seu gabinete os alunos que conquistaram medalhas nas Paralimpíadas Escolares Nacionais 2012.
“O resultado empenha em mim um compromisso maior ainda em dar mais apoio e fortalecer mais a política esportiva voltada para o paradesporto”, afirmou o Prefeito. O prefeito também prestou homenagem aos professores, treinadores e alunos pela conquista, que coloca Sobral como ícone no Paradesporto Nacional. Se a delegação de Sobral representasse um Estado, ficaria em 22º lugar, à frente do Mato Grosso, Bahia, Amapá e Piauí. O Município bateu recorde em relação à participação no ano passado quando obteve 8 medalhas.
A aluna Juliana de Lima do Nascimento, 14 anos, trouxe para casa três medalhas de ouro no atletismo. Ela foi a campeã na disputa dos 100m e 400m e no lançamento de pelota. Após o excelente resultado a estudante, que quer ser advogada, começa a pensar na carreira de atleta.
O estudante Antonio Johny Monte Rodrigues, 16 anos, disputou na Natação e conquistou o ouro nos 100 metros peito e duas medalhas de bronze nos 100m e nos 50m livre. “Eu era muito tímido e com o esporte me desenvolvi”, confidencia Jhony Monte, que há dois anos se dedica à natação.
As Paraolimpíadas Escolares Nacionais são consideradas a maior competição mundial para atletas com deficiência em fase estudantil. A competição é organizada pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e visa promover a inclusão social, a saúde, além de ser um grande celeiro de atletas que encontram no esporte uma forma de exercer sua cidadania. Os participantes são alunos com deficiência física, visual ou intelectual, com idades entre 12 e 19 anos, matriculados em escolas do ensino fundamental, médio ou especial.
Os alunos medalhistas foram: Juliana de Lima do Nascimento (Escola Jarbas Passarinho), Alisson Roque Silva e Antônio Johny Monte Rodrigues (Escola Monsenhor José Gerardo), José Maurício Cavalcante Junior (Escola Profissional Dom Walfrido) e Francisco Caio dos Santos Souza (Escola José Inácio).
O Estado do Ceará conquistou 40 medalhas, sendo 20 de ouro, 08 de prata e 12 de bronze, obtendo a 1ª colocação entre os estados do Nordeste e a 9ª colocação geral no quadro de medalhas.
Na Olimpíada Brasileira de Astronomia, os alunos de Sobral conquistaram mais de 200 medalhas
Desempenho dos alunos sobralenses evidencia, mais uma vez, a qualidade da Educação nas escolas do Município de Sobral.
O trabalho desenvolvido pela Prefeitura nas escolas de Sobral teve novo reconhecimento nacional. Alunos da Rede Municipal de Ensino de Sobral conquistaram 201 medalhas na XV Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA). Foram 68 de ouro, 68 de prata e 65 de bronze. As provas da OBA foram realizadas em maio, mas só este mês foi divulgado o resultado.
A Escola Municipal José Inácio Gomes Parente conquistou 80 medalhas, sendo 29 de ouro, 35 de prata e 16 de bronze. Também receberam medalhas, os alunos da Escola Osmar de Sá Ponte (22 medalhas); da Escola Manoel Marinho (12 medalhas) e das escolas Antônio Custódio de Azevedo e Trajano de Medeiros, ambas com 10 medalhas. Ao todo, 17 escolas da Rede Municipal de Ensino de Sobral participaram da Olimpíada Brasileira de Astronomia.
A OBA é organizada anualmente pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB) e a Eletrobrás Furnas, com o objetivo promover o interesse dos jovens pela Astronomia e Astronáutica, com a difusão dos conhecimentos básicos de forma lúdica, despertando a imaginação e o interesse científico nos alunos. Em Sobral, 2.133 estudantes participaram da OBA e 236 conquistaram medalhas. No Ceará, participaram 89.633 alunos, sendo 4.334 medalhistas. Em todo o país, 785.191 alunos de 8.968 escolas participaram da Olimpíada, com o apoio de 63.925 professores.
Desenvolvendo talentos
Localizada no Distrito do Jordão, a Escola José Inácio desenvolve um projeto de preparação dos alunos para Olimpíadas. O projeto faz parte do Plano de Gestão Escolar de identificar talentos e motivar o desenvolvimento. “Nós identificamos o potencial no aluno e trabalhamos incentivando a participação em concursos nacionais e qualificação no processo de aprendizagem”, explica o diretor da escola, professor José Alves.
Durante o contra turno, os alunos têm aulas e orientação direcionadas às competições. As aulas, antes aos sábados, passaram a ser diárias, diante dos bons resultados obtidos.
Os alunos da Escola José Inácio conquistaram 3 medalhas de bronze na OBA 2011. A escola também foi uma das duas escolas do Estado do Ceará premiadas na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), em 2010 e 2011.
A Secretaria da Educação de Sobral também foi premiada, na OBEMEP pelo número alunos premiados no Município. Na OBEMEP de 2011, o professor Francisco do Carmo, da Escola José Inácio, foi um dos professores do Ceará premiados na OBEMEP ao lado de professores do Colégio Militar de Fortaleza, conhecido pelo padrão de ensino.
Os alunos da Escola José Inácio também participarão, em novembro, da segunda fase da Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas (OBFEP), em Camocim (CE).
Via SPN
0 comentários:
Postar um comentário
Comente esta matéria