Um homem de 34 anos teve o canto do olho esquerdo perfurado por um arpão em Petrópolis, na região serrana do Rio. O objeto disparou contra o rosto de Bruno Barcellos de Souza Coutinho, atingindo o olho e atravessando o crânio. Ele foi resgatado por uma equipe do Corpo de Bombeiros de Petrópolis e deu entrada no Hospital Santa Teresa lúcido e orientado.
O objeto de 30 cm perfurou 15 cm do crânio de Coutinho. Após uma cirurgia de quatro horas, o objeto foi retirado, sem que o paciente sofresse qualquer tipo de dano neurológico. Os médicos afirmaram que ele sobreviveu graças a um milagre e a ação eficiente da equipe médica. O caso aconteceu na tarde de segunda-feira (15).
De acordo com o chefe da neurocirurgia do hospital, Orlando Maia, o arpão ficou milímetros de atingir artérias vitais do paciente. O caso foi considerado como uma raridade e o procedimento é inédito no município de Petrópolis.
Segundo os médicos, por sorte, o arpão utilizado por Bruno estava completamente vedado com uma fita isolante, o que impossibilitou que ele se armasse. O chefe da traumatologia buco-maxilo-facial, Edelto Antunes, disse que os médicos precisaram entrar em contato com a família para dar prosseguimento à cirurgia.
— Nós entramos em contato com um familiar que nos trouxe outro arpão vedado, pois nos exames não sabíamos precisar o tipo de fita que estava isolando essas garras. Assim que comprovamos o material optamos por retirar o arpão da mesma maneira que ele entrou, pela frente.
Na terça-feira (16), Bruno passou por uma segunda cirurgia. O objetivo era manter o olho esquerdo do paciente. Os médicos precisaram reconstruir todo o globo ocular. Para o neurocirurgião Diogo Freitas, se ele mantiver o bom quadro de melhora, há a possibilidade de alta médica nos próximos três dias.
— Mesmo estando internado no CTI, o paciente vem apresentando melhora constante. Ele continua em observação, pois nesse momento a nossa preocupação é com relação a uma possível infecção, mas, caso ele venha manter o quadro, a possibilidade de alta é muito grande para os próximos dias.
R7
0 comentários:
Postar um comentário
Comente esta matéria