São 3 mil médicos chegando ao país até o final desta semana para participar do módulo de acolhimento e avaliação sobre saúde pública e língua portuguesa
Os médicos cubanos que vão ocupar as vagas ociosas da segunda etapa do Programa Mais Médicos chegaram a Fortaleza nesta segunda-feira (11). O grupo de 236 profissionais foi recebido no Aeroporto Internacional pelo secretário de Gestão Estratégica e Participativa do Ministério da Saúde, Odorico Andrade.
Ao todo, são 3 mil médicos chegando ao país até o final desta semana para participar do módulo de acolhimento e avaliação sobre saúde pública e língua portuguesa. Além de Fortaleza, outras quatro capitais recebem os médicos: Brasília, com 1.872 profissionais; Vitória (400), São Paulo (300) e Belo Horizonte (192).
“No Ceará já temos 350 médicos atuando pelo programa. Nós esperamos, até março, preencher todas as vagas apontadas pelos municípios”, disse Odorico. A aprovação na etapa de avaliação é condição para a emissão do registro profissional provisório pelo Ministério da Saúde, sem o qual os médicos estrangeiros não podem atuar no Brasil.
Com a chegada de mais 3 mil médicos cubanos, o programa chegará ao final de 2013 com mais de 6,6 mil profissionais atuando. Atualmente, 3.663 profissionais participam do programa, sendo 819 brasileiros e 2.844 estrangeiros. A meta do Governo Federal é atender a demanda por 13 mil médicos até o final de março de 2014.
Esses médicos estão atendendo a população de 1.098 municípios, a maioria deles no Norte e Nordeste. Os profissionais do programa recebem bolsa de R$ 10 mil por mês e ajuda de custo.
As informações são da Agência Saúde.














0 comentários:
Postar um comentário
Comente esta matéria