SIGA-NOS NO INSTAGRAM: @sobral24horas

sexta-feira, 15 de agosto de 2014

Pesquisa Datafolha: Eunício seria eleito no 1º turno, se eleição fosse hoje

Na pesquisa espontânea, 61% dos eleitores ainda não sabem em quem votar
Eunício, Camilo, Eliane e Ailton

O candidato Eunício Oliveira (PMDB) tem 47% das intenções de voto para governador no Ceará e lidera a primeira pesquisa doInstituto Datafolha – encomendada pelo jornal O Povo e publicada nesta quinta-feira (14). O candidato do PT, Camilo Santana, ficou em segundo lugar, com 19%. Eliane Novais (PSB) tem 7% e Ailton Lopes (Psol) tem 4%. Entre os entrevistados, 13% afirmaram que ainda não sabem em quem votar e outros 10% registraram voto branco ou nulo nestas eleições.

Os dados são da pesquisa estimulada, na qual o nome dos candidatos aparece para os entrevistados. A margem de erro é de 3 pontos percentuais. Este o segundo levantamento sobre as eleições para governador no Cearáapós início da campanha eleitoral. O cenário é o mesmo verificado na primeira pesquisa, feita pelo Ibope e divulgada pelo jornal Diário do Nordeste, em julho. Nela, Eunício registrou 44%, contra 14% de Camilo, 6% de Eliane e 3% de Ailton – também em pesquisa estimulada.

O levantamento do Datafolha mediu ainda o índice de rejeição dos candidatos a governador, entre os eleitores. Assim como na pesquisa do Ibope, Camilo é o que tem maior taxa de rejeição, com 30%; Eliane registra 28% e Ailton ficou com 26%. Eunício tem o menor índice de rejeição, com 16%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com os números CE-00013/2014 e BR-00356/2014 e ouviu 1108 eleitores nesta semana, entre segunda (11) e quarta (13).

Não sabem em quem votar

No levantamento espontâneo, quem “vence” a disputa é o “não sei em quem votar”. Essa foi a resposta dada ao Datafolha por 61% dos eleitores na pesquisa em que o nome dos candidatos não são apresentados aos entrevistados. Entre aqueles que sabem em quem votar, 17% vão de Eunício, 7% escolheram Camilo. O atual governador do estado, Cid Gomes (Pros), foi citado por 3% – apesar de não ser candidato. Eliane ficou com 1% e Ailton não pontuou.

(Com informações do jornal O Povo)

0 comentários:

Postar um comentário

Comente esta matéria

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More