Passou o mês e assim como todas as outras contas a de luz vem ai, e quando chega você toma aquele susto, com o preço e com o quanto você gastou, e vem aquele desespero “vamos desligar tudo”, “não é possível”, ai eu te digo sim é possível você gastou de mais e agora não tem mais jeito, a não ser que você economize, mais como podemos fazer isso, bom vejamos alguma dicas de como economizar na conta de energia, você vai perceber que com alguns detalhes podemos economizar muito e ajudar o nosso “bolso” e também o mundo.
Bom estão vamos lá:
Prefira as lâmpadas economizadoras
Substitua as lâmpadas incandescentes e as de halogéneo por lâmpadas economizadoras ou de baixo consumo. Estas permitem poupar até 100 euros por ano, quando comparadas com as tradicionais, além de que têm uma durabilidade maior, o que compensa o preço mais elevado.
Desligue os aparelhos
Passe a desligar todos os aparelhos que possam ser mantidos em standby, uma vez que estes gastam cerca de 25% da electricidade, mesmo sem estarem ligados. Isto aplica-se a computadores, televisões, leitores de DVD, carregadores de telemóvel, aparelhagens, etc. Somando todos estes pequenos gastos, formam diariamente um valor considerável!
Opte por electrodomésticos classe A
Prefira os electrodomésticos da classe A, A+, A++ ou mesmo A+++! No que diz respeito a máquinas de lavar, frigoríficos ou congeladores, opte sempre por um modelo desta classe. Apesar de serem mais caros, são mais eficientes e vai poupar bastante na conta da luz.
Rentabilize as máquinas de lavar
Só deve pôr as máquinas da louça e da roupa a trabalhar quando atingirem a carga máxima. Se tiver apenas meia carga, escolha um programa curto ou econômico. Limpe frequentemente o filtro e mantenha os depósitos de abrilhantador e sal sempre cheios, porque reduzem o consumo de energia. Na máquina de lavar roupa, utilize temperaturas mais baixas , pois a maior parte da energia é utilizada para aquecer a água.
Feche bem o forno
Cada vez que abre a porta do forno desperdiça 20 a 25% do calor e consequentemente mais energia. Aproveite ao máximo a capacidade do forno e desligue o forno ou o fogão uns minutos antes do previsto, pois o calor acumulado é suficiente para acabar de cozinhar os alimentos. Se escolher um forno eléctrico, compre um de classe A. E cozinhe sempre com as tampas das panelas postas, assim gasta apenas um quarto da energia.
Esqueça a máquina de secar
As máquinas de secar roupa são as que consomem mais energia. Deve utilizá-la apenas em situações esporádicas, centrifugando primeiro a roupa. Limpe o filtro da máquina frequentemente, verifique a saída de ventilação e não seque roupa de algodão misturada com roupa pesada.
Se quer mesmo reduzir o consumo de energia, aqui ficam mais umas dicas que pode e deve seguir:
1- Desligue sempre as luzes quando sair de uma divisão da casa;
2- Prefira o microondas ao fogão ou ao forno (consomem menos energia);
3- Troque a máquina de secar roupa pelo estendal e o ar livre;
4- Não deixe o telemóvel a carregar a noite toda e e evite deixar o carregador na tomada (continua a consumir energia);
5- Desligue todos os aparelhos que não está a utilizar no momento;
6- Afaste frigoríficos e congeladores de fontes de calor para não os obrigar a trabalhar;
7- Evite abrir a porta do frigorífico várias vezes;
8- Aproveite a luz natural, abrindo as cortinas para iluminar e aquecer as divisões na altura do Inverno;
9- Prefira cores claras nas paredes e tectos (aproveitam melhor a iluminação natural);
10- Isole bem as portas e janelas para evitar perdas de energia que obriguem a manter ligado o aquecedor ou ar condicionado (através de vidros duplos, por exemplo);
11- Utilize um regulador da intensidade da luz ou opte por candeeiros para pequenas tarefas, como estar no computador ou ver televisão;
12- Instale um painel solar e aproveite o sol para aquecer a sua casa;
13- Baixe a temperatura da água quente. Se o seu esquentador for eléctrico, basta reduzir alguns graus da temperatura da água para começar a poupar.
Espero que essas dicas ajudem para que você consiga economizar, afinal pequenas atitudes fazem uma grande diferença.
Via euviali
0 comentários:
Postar um comentário
Comente esta matéria