Há tempos a cidade de Sobral já não tem um ritmo de cidade interiorana. Dominada por gangues cada vez mais violentas, a cidade ganha relevo no cenário estadual e nacional com os homicídios bárbaros que fazem crescer exageradamente as estatísticas violentas. O ano de 2015 veio expor a fragilidade de políticas públicas e a pouca importância das governanças municipais e estaduais no quesito violência.
Só no mês de setembro de 2015, foram registrados 9(nove) homicídios, 8(oito) tentativas de homicídio e 1(um) latrocínio na bela Princesa do Norte. Vale registrar que o mês ainda não findou, fazendo com que esses dados muito provavelmente cresçam. Quase que a totalidade dos indivíduos executados tinha envolvimento com gangues, as quais se degladiam com o intuito de ocupação de espaço e mercantilização de drogas ilícitas. A deficiência ou a total ausência de políticas públicas dos gestores municipais na área social refletem em regiões marginalizadas, as quais são verdadeiros refúgios para indivíduos infratores, que, aproveitando-se das brechas que o Estado concede, fazem fortalecer as gangues.
Somente no bairro Sinhá Sabóia, no mês de setembro, foram registrados 3 (três) tentativas de homicídio, bem como 2 (dois) homicídios e 1 (um) latrocínio. Índices alarmantes para um bairro antes pacato registrar em um período de apenas 22 (vinte e dois) dias. A problemática com gangue é de extrema complexidade, mas, embora o trabalho da Polícia seja incansável, com a prisão dos chefes das organizações, pouco produz efeitos quando isoladas de ações das governanças.
A maioria dos envolvidos são menores de idade, que são apreendidos em instituições frágeis, por isso os constantes resgates e fugas registrados nesses centros educacionais. Ainda, os maiores presos encontram facilidades de continuar comandando a gangue dos presídios da cidade. É comum presos postarem fotos em redes sociais do interior das casas de detenção, o que se supõe ser o uso de aparelho celular algo comum quando deviam cumprir sua pena em relativa separação ao meio social.
Em recente pesquisa, o Instituto Datasus colocou Sobral entre as 100 cidades mais violentas do país, sendo a 5ª do Ceará em números absolutos e a 325º em números relativos. Foram 103 (cento e três) homicídios e uma taxa de 52,1 por cem mil, quase dobro da média nacional, nos dados consolidados referente a 2013
Em Boa Vista, Roraima, o Projeto Crescer, criado em 2001 pela Prefeitura Municipal, nasceu com a idéia de combater as gangues, popularmente conhecidas como "galeras". A metodologia é colocar todos os membros de gangues sob um mesmo teto para conviverem diariamente. Com oficinas profissionalizantes, incentivo ao esporte e a cultura, o programa atende atualmente 500 (quinhentos) jovens, que ganham uma bolsa remunerada e vale transporte para participarem do programa. Boa Vista, que ocupava a 9ª capital em homicídios de jovens em 2000, em 2012 já ocupava a 22ª posição, segundo o Mapa da Violência.
A participação popular na criação de políticas públicas, o investimento em cultura, esporte e educação, aliado à presença do Estado em locais de vulnerabilidade social são passos importantes para, pelo menos, atenuar a sensação de insegurança que assola a sociedade sobralense, bem como dar uma esperança de um futuro melhor às futuras gerações.
Por Filipe Freitas
(Sobral 24 horas)
10 comentários:
Realmente o bairro Sinha saboia era uns dos mais pacatos da cidade agora se tornou uns dos mais violentos e o que tem causados é consumo de drogas.
Concordo com a reportagem, sou morador do bairro Sinhá Sabóia e nunca vi uma situação tão dramática como a vivenciada por nós hoje. Assaltos, homicídios, latrocínios, bocas de fuma etc. Sentimento de total insegurança e de abandono por parte do poder público.
me aponte um sujeito dessa foto que tem salvação, por isso eu digo, pena de morte pra esses vagabundos.
Infelizmente Sobral é uma terra onde se concentra muita riqueza na mãos de pouquíssimas pessoas, as quais não se preocupam em desenvolver a cidade, produzir empregros, mas sim em acumular imóveis e arrotar riqueza. A mediocridade de seu povo está sendo cobrada...
O PT LASCOU O BRASIL! SÓ NÃO TEM DINHEIRO PARA O POVO (SEGURANÇA,SAÚDE, ETC), MAS TEM DINHEIRO PARA CORRUPÇÃO. VERGONHA TOTAL BRASIL. EM SOBRAL O PREFEITO SÓ QUER FAZER PRAÇA, PODENDO CRIAR MANEIRAS DE MINIMIZAR A VIOLÊNCIA, MESMO SENDO COMPETENCIA DO ESTADO, PODERIA COLABORAR
tiroteio agora no Sumaré e adjagência.....minha funcionária, recebeu a ligação de um filho, pra não pra casa de topic.........é muita bala.............já mataram 4 , de uma mesma gange e falta matar 2............é isso que ele falou pra mãe
Bela explanação do exemplo da Capital Boa Vista, o problema da Segurança Pública não deverá ser responsabilidade apenas da Secretaria de Segurança, e sim um trabalho conjunto com a sociedade anônima e organizada. Infelizmente, segurança publica traz um lucro arbitrante a outro setores quando esse está em defasagem.
Ha! Ha! vivemos numa cidade onde os governantes não estão nem aí pra massa das periferias,também eles moram em casa de luxo tem segurança 24 horas frequentam os melhores espaços e então como eles vão se importar com a insegurança e a impunidade que está assolando a população?Tem esse tal programa café com o prefeito, vocês vêêm ele fazendo alguma declaração em relação ao aumento da criminalidade na ciadade?? que droga população abram o olho, no ano que vem eles vão dar dinheiro, combustivel para o povo andar correndo atrás dele e depois se quiserem que se lasquem!!!!
O "rico", quando tem filho, divide riqueza; o "pobre", multiplica pobreza.
As pessoas que vivem com uma condição financeira organizada já se conscientizaram de que ter filho envolve uma responsabilidade muito grande. Agora, falta essa conscientização alcançar os menos favorecidos. Infelizmente, as políticas sociais não têm colaborado muito com essa questão, ao contrário, parece que há um incentivo para que pessoas em situação vulnerável tenham mais filhos, pois é "bolsa disso", "bolsa daquilo".
Eu não consigo compreender como a legislação de um país permite que presidiário possa gerar filhos. Um absurdo essa tal de visita íntima.
O PROBLEMA DE SOBRAL É A DESIGUALDADE SOCIAL.
NÃO DIGO QUE ISSO PODE SER RESOLVIDO DA NOITE PARA O DIA.
MAS DIGO QUE NINGUEM QUER FALAR NISSO.
É MUITA POBREZA.
PENSAMOS SÓ EM NÓS MESMOS.
E ELES QUE SÃO OS MISERÁVEIS TENTAM MANIFESTAR SUA RAIVA DE ALGUMA FORMA.
PELO AMOR DE DEUS ME DIGAM QUE SE VIDA DE PRESO PRESTA?
SE ROUBAR CELUALAR ENRIQUECE ALGUEM?
SE ROUBAR MOTO PRA VENDER POR MIXARIA ENRIQUECE ALGUEM?
QUE MATAR LISO TRAS FELICIDADE?
ISSO É MUITA LISEIRA MEU POVO.
ENQUANTO VOCE TEM SEU EMPREGO E SEU TRANSPORTE, UM VIZINHO VIVE SÓ COM O BOLSA FAMILIA.
Postar um comentário
Comente esta matéria