SIGA-NOS NO INSTAGRAM: @sobral24horas

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2017

Jornalista da Globo briga com policiais e é detido no Carnaval

A prisão ocorreu após Santana e um amigo que o acompanhava, o jornalista e cineasta Bruno Della Latta, que trabalha na produção do Fantástico, terem se desentendido com policiais militares da capital baiana.

Correspondente da Globo em Nova York, Felipe Santana foi preso na noite deste domingo (26) em Salvador, onde passa o Carnaval _ele está em férias na emissora. Segundo a Secretaria de Segurança Pública da Bahia, o jornalista é acusado de desacato à autoridade, algo que deixou de ser considerado crime no Brasil. Ao ser detido, Santana disse que os policiais foram truculentos.

A prisão ocorreu após Santana e um amigo que o acompanhava, o jornalista e cineasta Bruno Della Latta, que trabalha na produção do Fantástico, terem se desentendido com policiais militares da capital baiana. Latta teria sido atingido na cabeça por um cassetete. Ele sofreu um corte no supercílio e foi encaminhado para o Hospital Aliança, onde ficou em observação.

Os jornalistas acusam os policiais de truculência e todos os envolvidos foram encaminhados para fazer exame de corpo de delito, já que os PMs também tiveram ferimentos na boca e no braço. Em nota, a Secretaria de Segurança Pública da Bahia disse o caso será investigado pela Polícia Civil, com o acompanhamento do Comando Geral da PM.

Apesar da acusação contra Santana e Latta, desacato deixou de ser crime no Brasil em dezembro do ano passado, em uma decisão do Supremo Tribunal de Justiça que afirma que criminalizar o desacato à autoridade contraria leis internacionais de direitos humanos.

"Não há dúvida de que a criminalização do desacato está na contramão do humanismo porque ressalta a preponderância do Estado, personificado em seus agentes, sobre o indivíduo", escreveu o ministro Marcelo Navarro Ribeiro Dantas em seu parecer.

Santana ainda não se pronunciou sobre o caso. Em seu Twitter, a mensagem mais recente é do dia 18, na qual ele informa que está de férias. A internauta Elisandra questionou a ausência do jornalista das redes sociais durante o Oscar, realizado neste domingo. "Noite de Oscar e nosso repórter cineasta preferido não está online para comentar sobre os filmes conosco. O que achou da premiação?", escreveu ela.

Já o usuário Saulo aproveitou a prisão para uma provocação. "E aí? A Globo vai continuar defendendo os militares?", enviou no Twitter para o perfil de Santana.

Felipe Santana se tornou correspondente da Globo em Nova York em janeiro do ano passado, assumindo a vaga que era de Renata Ceribelli. Ele produz reportagens para o Fantástico e também aparece no Jornal Hoje. Neste ano, ganhou destaque por uma reportagem exclusiva com Eike Batista _ele viajou no mesmo voo que trouxe o empresário de volta ao Brasil antes de sua prisão.

Fonte: 24 horas news

7 comentários:

Muitos policiais desconhecem o que é desacato. Para eles Qualquer um que os contrarie é indiciado por desacato.

Ainda bem que deixou de ser crime, assim podemos conversar com a policia sem ser indiciado por desacato.

isso é no que dar, você ir para terra, onde os comunistas governam. não tem um pingo de respeito, com os cidadões.

Avante guerreiros, FFAA!! E pra quem defende playboy que se acha dono do mundo chamem os direitos humanos quando precisar e façam um textão no Facebook pra aparecer. Desacato não é mais crime, daqui à pouco matar os nossoa heróis também não vai ser. E o que a população faz!? Aplaude. Vergonha desse povo burro, alienado e em extremo imbecil. Depois não chorem quando um bandido arrombarem suas casas e instaurarem o terror - Quem poupa o lobo sacrifica o cordeiro - estão matando aos poucos nosso soldados.

Não....Isso nao é verdade,o desacato não foi descriminalizado,o que houve foi apenas uma decisão ,um entendimento por parte do STJ de que não poderia mais ser entendido como tal,e esse entendimento não possuem força para descriminalizar tal conduta pois não possue carácter erga omnes..Somente por força de lei ou por decisão por súmula vinculante do STF isso seria possível,não sei o que aconteceu de fato na ocorrência mais se tem algo a nós policiais aprendemos e a não julgar sem estar na situação.qual quer um q desprestigie o serviço público está sejeito sim.

Sou policial

Vc como policial deve saber que muitos policiais se baseiam nessa lei para impor suas vontades.

Muitas vezes um cidadão de bem quer argumentar com um funcionário publico e ja vem o funcionário falar que vc o esta desacatando, ou seja, muitos não sabem o que é desacato. Não podemos nem explicar a situação que o policial ja da voz de prisão dizendo que é desacato.

Desacato não é você ter uma opinião contraria ao funcionário publico, mas sim o desrespeitar ou agredi-lo no exercício do seu dever.

Ja passei por situação de apenas perguntar porque não posso entrar em uma rua e o policial me ameaçar de prisão por conta da pergunta. Então mike, vc sabe que tem colegas na policia que são assim e falo isso porque tenho muitos amigos e família na policia.

Francisco Mila, vc não sabe interpretar texto. Por isso não vou argumentar com vc. QSL

Nesse caso o amigo do repórter foi atingido na cabeça por um cassetete de um policial e o repórter foi tomar satisfação com o policial e foi preso por desacato.

Então quer dizer, levar uma cacetada na cabeça pode, mas reclamar não???

policia sim! mais com preparo e educação com o povo. o que não se pode é o policial olhar para o cidadão, como se fosse um inimigo seu.

Postar um comentário

Comente esta matéria

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More